Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os Gatos e a Literatura 4 [Pluto]


No conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe, o narrador em primeira pessoa faz uma apresentação de si mesmo e da esposa, casaram cedo e assim como ele, ela também amava os animais e possuíam muitos deles e diferenciados, desde pássaros, peixes, cão, coelhos, macaquinho e um gato. “Este último era um animal extraordinariamente grande e belo, todo negro e de espantosa sagacidade.”[p.40] De fato, o gato extraordinariamente grande era "todo" preto, o que fazia com que sua esposa lembrasse o marido das superstições sobre frequentes comparações dos gatos pretos às feiticeiras disfarçadas na crendice popular. De qualquer forma estas crendices não o incomodavam. “Pluto – assim se chamava o gato – era o meu preferido, com o qual eu me distraía. Só eu o alimentava, e ele me seguia sempre pela casa. Tinha dificuldade, mesmo, em impedir que me acompanhasse pela rua”.[p.40]
Assim passavam os dias e a amizade durou vários anos. Desse momento o próprio narrador percebe que sua personalidade já não é mais a mesma e ele diz:  "Tornava-me, dia a dia, mais taciturno, mais irritadiço, mais indiferente aos sentimentos dos outros. Sofria ao empregar linguagem desabrida ao dirigir-me a minha mulher. No fim cheguei mesmo a tratá-la com violência. Meus animais, certamente, sentiam a mudança operada em meu caráter. Não apenas não lhes dava atenção alguma, como, ainda, os maltratava. Quanto a Pluto, porém, ainda despertava em mim consideração, o que me impedia de maltratá-lo, ao passo que não sentia escrúpulo algum em maltratar os coelhos, o macaco e mesmo o cão, quando, por acaso ou afeto, cruzavam meu caminho. Meu mal, porém, ia tomando conta de mim – que outro mal pode se comparar ao álcool?"[p.40-41]
O gato, como era de esperar, já sentia o comportamento de seu dono mudar, sempre fora seu animal preferido e já sentia o distanciamento. Por causa do vício do álcool seu dono já não era mais o mesmo.
Assim são os gatos, dotados de sentidos apurados, Pluto percebia tudo com olhar atento e, se não sofria ainda é porque mimetizava-se ao ambiente e passava despercebido da metamorfose que seus olhos ávidos testemunhavam em delicado silêncio, como se o fizera com o cuidado de não se delatar ao seu dono. Pluto, afinal, era um animal leal, mas, leitor, eu disse era?, sim, eu disse era, mas posso dizer também que Pluto sempre será lembrado e que eu jamais escreveria aqui seu sofrimento. Aquele que tiver “curiosidade de um gato”, como diria minha mãe, que tenha a coragem de ler O Gato Preto, desse sensacional Edgar Allan Poe. Mas lembro, é apenas ficção!
O livro citado: Histórias Extraordinárias, POE, Edgar Allan. 2003.

23 comentários:

  1. Hum... aguçou minha curiosidade... Já acrescentei à minha lista de próximas leituras!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o nosso amor aos animais nos torna mais amigos dos humanos.
    O afecto que qualquer animal nos dedica é sempre a relação inversa daquilo que lhes damos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra

    Deve ser uma estória incrîvel.

    Bjoooooooooo..............
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, eu gosto de animais sim, mas não os tenho, não tenho paciência, acho que é por que tenho 3 filhos rsrs mas não os maltrato, jamais! beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o gato, esse autor escreve coisas incríveis que nos levam a grandes reflexões.
    Beijos pra ti e uma ótima terça feira!

    ResponderExcluir
  6. Amo gatos, admiro o comportamento, a elegância. E fiquei com água na boca pra ler o livro, Sandra.

    Dica anotada. ;)

    Um beijo, ótima terça.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que apesar de não ser um dos meus autores preferidos, fiquei com curiosidade sobre o conto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Sabe que isso é realmente verdade, dos animais terem essas sensações mais apuradas... Interessante essa breve introdução, deixou-me com vontade de ler o desfecho da história.

    Bjs.


    ps.: sabe que tb tenho um livrinho daqueles de bolso do Esopo... risos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elvira...realmente, Edgar Allan Poe, pode ser bastante controverso, mas acima de tudo um gênio da narrativa Conto. Mas, quanto ao gato, ai é observar o gênero do autor [narrativas de terror, já postei ele aqui no blog], esse gato sofre,[coitadinho], é o que posso dizer. Por isso o lembrei em Os Gatos e a Literatura.
    Abraço a você e todos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra!!!

    Parece ser muito bom!!!Muito obrigada pelas dicas, já coloquei na minha lista, e em caráter de urgência, já que só li um livro esse ano!!!
    Aqui está chovendo e frio, com esse tempo assim, dá vontade de ler!!!

    Bjos e tenha uma linda tarde!!!

    ResponderExcluir
  11. O seu carinho é tão contagiante,
    que se eu estiver me sentindo triste,
    suas mensagens sempre conseguem me animar.
    A sua amizade é importante para muitos,
    e principalmente para mim.
    Só o fato de você existir já é motivo de alegria
    Obrigada pela paz que você transmite,
    e pela luz que irradia do seu coração.
    Beijos no seu coração,Evanir...

    ResponderExcluir
  12. Boa dica de leitura, estou lendo no momento, a menina que roubava livros, quando terminar, quem sabe nao será esse minha proxima leitura...bjin

    ResponderExcluir
  13. os gatos são sensitivos, eles captam as energias!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde meu sapatinho de cristal!
    Isso que é amiga,quando estava me preparando para visitar seu cantinho,vejo que vc já estava no meu...amigo é assim,quando pensamos neles;eles nos aparece de alguma forma.Então vc vai voltar lá no meu blog que tem um convite para vc.leia direitinho e só fique se for do seu interesse,caso não,eu enviarei para outra pessoa,kkkkkkk,mas eu sei que vc não vai negar,kkkkk
    Bjs de saudades,depois passarei para comentar,ok!

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha.

    Quando eu era criança, adorava brincar com gatos, nunca tive um em casa, mas gostava dos gatos dos outros.:)

    Esse Edgar A. Poe, durante anos foi meu escritor favorito, gostava muito de ler seus contos.

    Enfim, adorei esse post, Sandra.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. "Por causa do vício do álcool seu dono já não era mais o mesmo."
    Se um gato sente... imagine a família...
    Fiquei impressionada com essa história, apesar de ser apenas ficção!
    Texto muito reflexivo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Pois é Sandra, um gato preto também apareceu em nossas vidas. Nós que não eramos assim apaixonados por gatos, adotamos o felino e estamos lhe dando muita atenção e amor e ele nos retorna com suas brincadeiras e sapequices...sim Dedé é muito engraçadinho...bjs

    ResponderExcluir
  18. Adorei, pois sou suspeita, meu animal favorito é o gato independente de cor ou raça, gatos são fiéis, dóceis, amo demais! Não sou supersticiosa quanto a gato preto, pelo contrário, considero um dos mais belos que existe! Adorei esse conto, dá vontade de querer ler mais. Parabéns pela escolha Sandra. Beijos e voltei para conferir as novidades.

    ResponderExcluir
  19. Oi querida que coincidencia, tô lendo um livro em que o Poe é o personagem principal...
    "O Palido Olho Azul", ficção histórica claro, sobre um serial killer em West Point, aonde Poe teria entrado como cadete em 1830. Os varios acontecimentos, assasinatos, rituais satanicos, encontro com gurus, a vida no exercito... vão moldando a personalidade e o genio criativo do rapaz, tô adorando.
    Quanto ao gato estilizado da pintura que você me sugeriu...quem sabe um dia....
    Um abraço querida e fique com Deus e com os gatos.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela visita. Seu blog é rico e adorável. Não li a obra, mas até fiquei interessada. Allan Poe, realmente, se entregou ao álcool e seus contos de terror apresentam um enfoque psicológico, meio devastador.
    Já me sinto em casa (rss).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Meu sapatinho de Cristal, esse texto lembrou-me minha nora que tinha um gato preto igual a este.
    Teve que deixá-lo pois foi morar em apartamento e ainda hoje chora de saudades.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  22. Olá. É a primeira vez que visito o seu blog e gostei imenso por ser eclético. Sou professora de Inglês, formada em Literatura Portuguesa e Inglesa e gosto imenso de Edgar Allan Poe. Já dei o autor a ler aos meus alunos, nomeadamente o Black Cat e o Red DEath. Poe consegue mesmo prender o leitor, fazendo-o reflectir, imaginar, temer...
    Vou passar por aqui mais vezes, para espreitar as novidades.
    Bj
    Patrícia

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!