Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PUVIS DE CHAVANNES - SIMBOLISMO

Pierre Puvis de Chavannes - [1824 -1898] - Após ter a saúde debilitada, viajou para Itália e lá descobriu os estuques venezianos, os afrescos de Arezzo e voltou para Paris seduzido pela pintura. É considerado um dos gênios da pintura decorativa francesa, pois seus trabalhos estão não só em muitos lugares da França, como, incluisve na Biblioteca Pública de Boston. Mas não foi fácil assim, por muito tempo, o público ria de suas pinturas e os júris sempre rejeitavam suas obras.
Esta obra, Mulheres à beira-mar, está inserida no Período Simbolista da Arte, meados do Séc.XIX.
O Simbolismo na Arte se opõe ao objetivismo, até mesmo na Corrente Literária, nunca há uma descrição e sim, uma sugestão. Há algo velado na tela e na poesia.

 Mulheres à beira-mar, [1879] Museu de Paris

4 comentários:

  1. Mulheres à beira-mar é uma pintura lindíssima...O cara é bom mesmo na arte da pintura. Lindo demais.Uma ótima semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia..muito bacana sua postagem!

    Eu frequento Brhama Kumaris.....vc conhece? Escola de Meditacao e Espirituadilade. La praticamos uma meditacao mais dinamica..
    Vc pode dar uma olhadinha no site deles.se o tema lhe agradar.
    bj
    Ma

    ResponderExcluir
  3. Olá. Girls...
    Boa Semana para você também, Smareis!
    Ma...eu não conheço essa Escola, não...mas vou procurar saber. Aqui temos o Govinda, eu adoro.
    Vou olhar o site e depois lhe digo, obrigada.
    Bj,

    ResponderExcluir
  4. Humm,Sapatinhos é cultura, história, poesia, diversão e arte...diversificando sempre. Um dia espero voltar a França, Itália e Alemanha com muito mais tempo para explorar tudo o que nos foi deixado como herança destes brilhantes artistas e poetas. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!