Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Os Gatos e a Literatura 1 [Cheshire]



Na  Literatura nonsense de Alice no País das Maravilhas , a menina fica muito espantada com a presença repentina do gato Cheshire, que tem a capacidade de [des] aparecer quando quer. O gato nos move à possibilidade de ele ter sósias.
"O gato apenas sorriu quando viu Alice. Parecia de boa índole, ela pensou, mas não deixava de ter garras muito longas e um número respeitável de dentes, por isso ela sentiu que devia ser tratado com respeito. [...] Que tipo de pessoas vivem por aqui? - Nesta direção, disse o gato, girando  a pata direita. [...]
-Visite quem você quiser, são ambos loucos. - Mas eu não ando com louco, observou Alice. - Oh, você não tem como evitar, disse o gato - somos todos loucos por aqui. Eu sou louco, você é louca. - Como é que você sabe que eu sou louca?, disse Alice. - Você deve ser, disse o gato, senão, não teria vindo para cá. [...] Você me verá por lá, disse o gato e desapareceu. [...] Enquanto ainda estava olhando para o lugar onde o gato tinha estado, ele, de súbito, reapareceu. [...] Como pensei, disse o gato e desapareceu de novo". p.84-86.
Do Livro: Alice no País das Maravilhas, de Charles Lutwidge Dodgson - Pseudônimo: Lewis Carrol

3 comentários:

  1. Hooooo que bonitinho Sandra!
    Me snti criança lendo esses tópicos de Alice no País das Maravilhas.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, José, que ótimo se sentir assim. A Literatura tem esse poder de transformação, para a literatura não existe barreiras geográficas, limites, idade, nem tempo de validade. É tudo de bom!
    Abraço de cá.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra! Adorei a visita no meu blog. Que bom que vc gostou do poema, é de autoria minha sim e seria uma honra vc citá-lo para seus alunos.
    Adorei a sua idéia de postar textos sobre os gatos na literatura. Amo gatos e amo ainda mais literatura, os dois juntos então são combinação perfeita.Tenho um gato de estimação chamado Mingau e já usei ele como personagem em algumas histórias q escrevi, vou selecionar algumas para postar no blog. Ah,que bom q vc elegeu citar primeiro o gato de Cheshire, ele apaixonante.
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!