Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Narrativas Natalinas!



Ah, primeiro de dezembro, lembro de várias coisas, milhares de coisas, mas nada supera a lembrança do Natal...os Azevinhos, essa plantinha, no diminutivo porque carinhosamente, os enfeites natalinos, adoro guirlandas, principalmente, aquelas bem simplórias no bom sentido, no bom gosto, uma folhagem delicada, folhas de azevinhos, umas aqui e outras acolá, delicadamente espaçadas e para arremate os botões vermelhos como se os fossem pérolas em cor coral acentuado.
Este Natal mudamos, foi ano de trocar os enfeites, escolhemos guirlandas com ursinhos, com palha e frutas, ramos secos e pérolas, uma de contas de cristais vermelhos e verdes, mais uma pequenina de azevinhos e para arrematar escolhemos para porta interna um casal de ursinhos vestidos com roupinhas natalinas, penduramo-os lado a lado de mãozinhas unidas. Enquanto escrevo e penso no detalhe das mãozinhas unidas passam ideias e, principalmente, a coisa mais descomunal, verdade, minha mente viaja nesses assuntos nas horas mais impróprias, se bem, caríssimos, pode parecer em um primeiro momento, bobicinhas, mas eu penso, por exemplo, nos pais que escolhem nomes para os filhos em virtude do Natal, eu poderia citar vários, assim como gastei infinitos minutos enumerando imaginariamente os nomes, ai parei! Parei em Natalício!, já pensaram?, não que Natalício não seja um nome bonito, longe de mim pensar isso, mas é tão óbvio Natal[ício], seria o significado de Natal é isso?, não, não. Então passei para a próxima fase, repetir o nome Natalício até ele perder o sentido, se é que havia achado o sentido até então...., espero que você, leitor, não faça isso, mas se fez é Natal! É um bom nome para repetir. Ahhh, então era isso?
Natal in[ício] da Celebração do Nascimento de Cristo! Blém, Blém...Sino de Belém!


Sandra Puff

33 comentários:

  1. Gostei do Avezinho que virou Azevinho que lembrou Avezinha, que virou A vizinha de sobrenome Azevedo. Mas o Natal se avizinha e eu tenho que montar minha Arvorezinha. Abraços Natalinos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra! Gosto de "Natascha", que é uma "Natália" estrangeira. :) Boas Festas pra você, família, amigos e ursinhos! :)

    ResponderExcluir
  3. Minha querida

    Um texto doce e lindo com um cheirinho de Natal.


    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, entao vamos celebrar com muito amor e alegria todos os bons momentos que nos é permitido aproveitar.
    Bjs e um lindo dezembro pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida, acho que consegui, vê se aparece mais uma seguidora, mas quanto ao Natal acho interessante, os nomes*>..
    Eu conheço o Jesus Luz, sabe quem é? É famoso; me lembrei de um com o nome de Natal, era da velha guarda da Portela, escola de samba do Rio de Janeiro, já falecido, entre tantos.
    Beijinho da amiga Mery*

    ResponderExcluir
  6. nuss
    aqui é o baú das curiosidades desvendado
    rsrs muito muito bom e sempre peculiar seus textos

    Então passei para a próxima fase, repetir o nome Natalício até ele perder o sentido, se é que havia achado o sentido até então...

    ResponderExcluir
  7. SANDRA QUERIDA,
    É BOM VIVER ESSE CLIMA NATALINO...
    DEZEMBRO... JÁ É NATAL!!!
    O MEU DESEJO É QUE TUDO DE BOM QUE VOCÊ SEMEOU DURANTE O ANO, REVERTA-SE EM AMOR, SUCESSO E PAZ.
    QUE O MENINO JESUS ABENÇOE O SEU LAR E TODA SUA FAMÍLIA!!!
    BEIJOS NATALINOS

    ResponderExcluir
  8. O texto tem as cores do natal. Muito bom! Parabéns! Abração.

    ResponderExcluir
  9. Nessa época de Natal, sinto um clima de paz e harmonia no ar. Seria bom que durante todos os dias do ano esse clima prevalecesse e o mundo encontrasse a verdadeira fraternidade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra,
    bem no clima da época, vc nos inspira a divagarmos junto,no tempo, nos preparativos, nas palavras, nos sentimentos que vão trazendo pouco a pouco a consciência do que é o Natal/Natalício/Natalino/ Natividade...As palavras tbém enfeitam a data e vc o sabe bem. E, completando o conjunto, tem os ursinhos de mãos dadas demonstrando o Amor,presente maior de todos os Natais.
    Desejo que teu Natal seja de Luz e Paz junto aos teus.
    Bjos, querida,
    Calu

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto. Mudar os enfeites é coisa que não poderei fazer nos tempos mais próximos pois a vida por aqui está cada dia mais dificil.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga, eu adoro este clima natalino.É tempo em que trazemos magia para dentro de nossa casa.São metros de fita, bolas coloridas, pinheiro, anjos e estrelas etc.Nos transformamos em crianças e vivemos encantadas esta época tão alvissareira.Aqui em casa quem olha encantada as luzinhas do Pinheiro é a Baby.Então sinto que valeu a pena por mais incoerente que possa ser.
    Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  13. Boa noite...reza a lenda que: no dia 25 de Dezembro, a meia noite, se um casal passa por debaixo desses ramos de azevinho, jamais conseguirão esconder seus sentimentos um do outro...Será verdade ou mito? Mas enquanto nao sabemos, falei Natalicio varias vezes, e ai? Agora e so esperar para saber...bjin e feliz natal adiantado...bjin e fique bem!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra!
    Adoro essa época de Natal. Acho que tudo acaba ficando mais leve e cede um espaço para os sonhos e fantasias. Um pé na infância, pelas memórias doces de natais passados, e um pé no futuro, porque dezembro tem essa marca do renascer em Cristo!
    Beijocas e ótima noite!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra!
    Esta época é mesmo mágica, opera milagres e nos faz refletir sobre o que ocorre realmente durante todo o resto do ano que vivemos. Por que se espera tanto do natal? Parece que deixamos reacender tudo neste período.rsss
    Gostei da crônica!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Querida!!!

    Eu gosto muito dessa época, parece que tudo fica melhor, uma coisa que eu gosto, parece que podemos sentir o amor no ar!!!

    Bjos e tenha um bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sandra!

    Tua brincadeira com os nomes inspirados no Natal me fez lembrar de um tio - esposo de minha tia - que nasceu justamente no dia de Natal! Claro que a família desejava eternizar o fato e por isso planejou acrescentar-lhe ao primeiro nome um segundo: Natal, exatamente assim. Mas não puderam! Pois já tinham tido um filho a quem precipitadamente deram esse mesmo nome! Não houve jeito, meu tio que nasceu em 25 de dezembro teve que se contentar em ser chamado de Anir PASCOAL!!! rsrsrs

    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra!
    Adorei, um encanto suas palavras nos remetendo à doçura destes tempos natalinos, que expandem tanta generosidade e amor entre as pessoas.
    Falando em nome, meu filho mais velho nasceu exatamente no dia 25 de dezembro e não mudei seu nome para Natalício, permaneceu como Danilo, mas uma menininha que nasceu também, pouco depois dele, a mãe mudou e colocou o lindo nome de Natália.
    Ah! Este espírito natalino mexe muito e beneficamente com todos.
    Ótimo final de semana amiga, beijinhos meus e da Julie, pra você e pro Mr. Pingo, o fofo...
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Olá,Sandra!!!

    Os azevinhos me encantam!Assim como a época de natal que me deixa mais sensível e reflexiva, gosto tanto!!!!!
    Beijos pra ti!!!
    *Bah...ainda estou chocada com o post anterior...que coisa...
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sandra!
    Pelo visto o espírito do Natal já te pegou!
    Por aqui, comecei ontem, espalhando alguma coisinha aqui e ali pela casa. Creio que até o Natal tudo estará como sempre, cheio de luz.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  21. Querida Sandra

    Estou muito atrasada nas visitas. Já vi que já estamos em clima de festa. Tenho que sair e volto
    para reapreciar as suas postagens.

    Beijusssssss

    ResponderExcluir
  22. Sandra querida,

    Já enfeitou a casa de real e a virtual. Na virtual nos deu esse belo presente, um texto doce, terno e criativo. Muito amor pra você.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Que linda postagem! Confesso que eu era mais fa de natal quando era pequenina, ver a familia reunida pra mim era maravilhoso! Ao longo do tempo, uns chegam, outros vao, e o espirito natalino foi se perdendo. Hoje morando longe de casa, dos pais, dos amigos, quando chega essa época, sinto uma apertinho la dentro do peito. Nao sei explicar, acho que é a sensibilidade que aflora de um jeito todo especial.
    Uma semana recheada de boas vibracoes, sorrisos e muito amor pra vc! :)

    ResponderExcluir
  24. Toc...Toc..Toc...Sandra minha amada amiga,ficou lindo o texto de Natal, e enfeitando tudo amiga, com coisitas bonitinhas que lembram muitos momentos bons, que vai e vem, e enfeitar a casa e o coração com o espiríto natalino é saber que Jesus é o melhor amigo do homem.Parabéns pelo lindo texto.Amiga não deu para colocar nem no meu blog.Vc qdo puder vai em dicas para blogs e procura no google que você acha o código para colocar no HTLM do templante.Ah, vem no meu blog novo, lá tem uma lembrançinha também.Beijos e fica com Deus e uma feliz semana.ET Não deu para vir antes, devido aos prestadores de serviço aqui,haja correria..E Deus nos dá força.Tchau Nati

    ResponderExcluir
  25. Oi sandra,
    Momento cochicho III:já tentei por duas vezes criar um clube de leitura, mas aconteceu exatamente como com vc, então desisti. Há que se respeitar a solitude de cada um, não é?
    Assisti o "Moça com brinco de pérola" e amei.Gosto demais de filmes com conteúdo embasado na História.
    Vc já viu o de Georgia O'Keef?Recomendo.
    Mil bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  26. Primeiro: Feliz Natalício pra Jesús...anda meio
    esquecidinho, esse aniversariante...
    Uma árvore de natal, os enfeites verdinhos e vermelhinhos, são mesmo uma lindeza, mas tem que haver presépio, lapinha, Reis Magos...na Magia do Natalício de Jesús...

    Lindo, seu texto, apenas quis desabafar!

    Beijinhos,Sandra,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  27. Sandra querida,

    Bom dia!!!

    Já é madrugada e estou apressadinha como o coelho da Alice(já te disse isto?)...nossa casa também já está enfeitada,a árvore com embrulhinhos de presentes pendurados,a varanda com papais Noéis,piscando e muita,muita alegria no coração para festejar o nascimento de Jesus...e me lembro de minha infância e de trechos da canção que cantávamos,minha irmã(que já se foi),e eu:
    Anoiteceu o sino gemeu
    e a gente ficou
    feliz a rezar:
    Papai Noel
    Vê se você tem
    A felicidade
    Prá você me dar
    E a espera do bom velhinho,sapatinhos enfileirados na sala,perto do Presépio...não tínhamos árvore de Natal...são muitas lembranças que você despertou em mim,com esta postagem tão linda,inspirada e inspiradora.
    Bjsssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  28. Sandra, natal contagia mesmo. Os enfeites, a cidade iluminada, os velhos e repetidos filmes de natal que todos gostamos de assistir novamente... Enfim todo o clima de natal. Mas em especial a renovação da nossa crença, o nascimento do pequeno salvador. Um abraço a todos que visitam este blog e desde já um feliz natal e próspero ano novo.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Giovani...rss
    Vimos um filme de Natal muito fofo fim de semana...Esse clima que você citou realmente nos deixa felizes e renovados, principalmente na renovação de mais um Aniversário Especial, do pequeno Salvador que engrandece nossas crenças.
    Adoro seus comentários, sua visita.
    I Love You.

    ResponderExcluir
  30. Oi flor passando para desejar uma semana Iluminada, cheia de paz, amor, sabores, que ela seja doce e repleta de luz. Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Sandra
    Ufa, consegui voltar.Estou atrapalhada com as minhas postagens.Na minha árvore estão faltando bolas.Estava tão mirradinha que tive de dar uma melhorada na decoração.Você me fez lembrar:Gosto desses azevinhos enfeitando a sala. Aqui em São Paulo no popular e falado Rua 25 de Março tem de tudo.De vez em quando vou lá para comprar bijouterias (uma mais linda que outra)para
    presentear.E agora às vésperas alguns brinquedos que tem nos Shoppings lá fica pela metade do preço
    E nas ruas, vejo muitos Natalícios(gostei do seu Natal(i)cio),Natalinas e Natálias (apinhados de gentes) que vem de todo o Brasil para garimpar.

    Um lindo dia para você,Giovanni, Alan e Pingo Bentinho(que fofo).
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá para Todos!

    Quero agradecer os comentários belíssimos, as histórias divididas, os carinhos de todos!
    Realmente o clima é festivo, tem luz, cores, olhos coloridos ou marejados...
    Assim é o Natal, esse Grande Acontecimento, essa Grande Celebração para quem o Homenageado, está sempre em nossos Corações:nosso menino Cristo.
    Abraços Carinhosos a Todos e a seus Familiares!
    Sandra,

    ResponderExcluir
  33. Meu sapatinho de cristal!
    Muito linda e carinhosa com todos.Fico tão feliz quando vou no blog dos amigos e te vejo nas letras fazendo comentários riquissimos,me deixa emocionada e com vontade de te afagar,te botar no colo e dizer ;essa éra a filha que queria prá mim...que sabe deixar sempre uma palavra de carinho...
    Meu comentário ficou voltado para meu maracujá de gaveta,kkkkkkkk,ele é o minímo que é o máximo...
    bjs minha linda do coração de ouro!

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!