Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sarau das Bruxas


Sarau das Bruxas


Salve! Franklin Cascaes



Chá de Erva Cidreira, Chá de Camomila, Capim Limão, - Tudo isso é para ficar bonita, - desintoxica, acalma a pele, acaba com as olheiras. – E tudo isso é para hoje à noite. Vamos ter um Sarau, - Sempre gostei de sarau, de ver, não declamar, apenas ver. Mas, voltando aos chás, sei tudo sobre isso, para que servem, em que momento tomá-los, em que momento servi-los. Ser uma conhecedora da flora há um bom tempo poderia ser tão perigoso quando tomar Chá de Beladona ou ingerir Láudano.
Colha pétalas de rosa vermelha e faça um chá suave e adicione um pouquinho de açúcar. Este é para beber. Mas se quiser ter cabelos bonitos, faça o mesmo, um pouquinho mais forte e sem açúcar. Depois dos cabelos lavados derrame o chá de rosas vermelhas e deixe secar naturalmente. Se desejar cabelos mais bonitos ainda, adicione pétalas de rosa branca. Isto era segredo, fiz hoje, vou a um sarau. Fiquei sabendo que muita gente vai. Algumas amigas minhas que se dizem amigas vão também.
Você já reparou as diferenças entre borboletas e mariposas? As borboletas são diurnas, conhecem as flores, a fauna, são delicadas, voam para onde desejarem. Espalham cor, pó de prata, colorido, ou podia dizer pó de asas de borboletas para os olhos...enfeites.
As mariposas são noturnas, conhecem muito bem a fauna, só sabem o colorido das flores pelo odor que elas exalam, de uma certa maneira também são delicadas, voam pela noite acompanhadas pela luz da Lua. Suas asas são formadas por pequeninas escamas de cores apagadas, acinzentadas, parecendo uma espécie de “casaquinho de pele” para mariposas. Elas não sabem, mas são a própria sombra das bruxas que pelo dia andam na pele de mulheres bonitas. A verdade é que detestam suas imagens, sejam de si ou das amigas mariposas/bruxas.
Noite de Sarau!, durante o dia as borboletas consumiram algumas seivas de flores, bateram asas espalhando um pouco de pó. Às vezes o mínimo é o bastante. Suavemente coloridas e básicas foram convidadas para o sarau. E as mariposas também vão!, É claro que irão com seus velhos casaquinhos de pele acinzentados. Mariposas de todas as espécies, quase sem nenhuma cor, estarão lá. Diz algumas lendas que antes de irem ao sarau passam nas casas de recém-nascidos que ainda não foram batizados. Entram sorrateiras por alguma frestinha, uma janelinha descuidadamente aberta e no menor dos descuidos estão perto do bercinho a observar o bebê, que de tão assustado com a aparência que tomam as mariposas não param de chorar. Enquanto não aniquilam os pequeninos, não desistem. Algumas mães precavidas colocam tesouras abertas debaixo dos travesseiros para espantá-las. Colocam também alhos, figas, patuás...- para ajudar um pouco mais. Caso uma mãe desprevenida não faça isso, -ai!, o mal está feito – vão ao sarau/sabbath festejar. De que maneira as mariposas/bruxas festejam seria muito importuno falar.
Chegado o sarau!, a Borboleta-Coruja está lá. Conhecida também como borboleta Olho-de-Boi, Azulão ou cientificamente falando, “Calígulos”, ou só Caligo. Diz-se que é um homem que foi embruxado na borboleta. Chega a noite e espertamente abre suas asas e coloca-se de cabeça para baixo dando a impressão de ser uma coruja com seus falsos olhos arregalados muito atento aos movimentos da noite. De súbito, volta à forma humana!
O sarau começou, gargalhadas e uivos vindos do noturno só assustam aqueles que não tem mãos dadas com os ritos. Mulheres em pele de borboleta, bruxas em pele de mariposas e o homem bonito a declamar poesias insípidas. A escuridão e o desconhecido chegam abraçados. Todos perdem suas consciências.
Chá de Anis Estrelado, Baunilha, Flor de Laranjeira, pétalas de Flor de Boa Noite...para um Bom Dia!


Sandra Puff






30 comentários:

  1. Fantástico todo este descrever do sarau...com certeza será muito animado, cheio de encantos, chás e magias rssr...
    Boa semana querida...beijinhos da Julie e meus para você é para o Mr Pingo...tirei o cubinho da Julie lá do Encanto, mas fiz uma abinha abaixo do cabeçalho com fotos dela...depois você vê, ok?
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Que lindo sarau! Deu pra ver de perto e sentir até as gargalhadas...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Um texto onde voam borboletas de dia e desfilam mariposas à noite, saudando o dia das bruxas que de algum tempo para cá tem sido festejado aqui no Brasil. Um texto gostoso de se ler.
    Um abraço e tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. ... rindo muito aqui das suas "bruxas no sarau"... acho que vou providenciar umas folhas dessas para meu chá noturno: há reunião de condomínio... [risos]... camomila para acalmar ânimos!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lindinha..... rindo muito aqui...que delicia de texto!!.

    Texto interessante e inteligente...amei..

    Eu não acrediro em bruxas..mas sei que elas existem..rsrs ( alguém ja disse isso..rs )

    bjkas

    ResponderExcluir
  6. ...que delícia e quanta e energia
    encontro aqui, my God!

    gostei das mariposas e seus
    velhos casaquinhos.

    achei de uma ternura imensa
    seu jeitinho de descrevê-las.

    bjokas, alma linda!

    ResponderExcluir
  7. Sandra, seu texto é ótimo! Prende a atenção e flui rápido e inteligente. Nada como o dia de hoje, para esse sarau especial do dia das bruxas. Confesso, que já estou de mãos dadas!!
    Beijos e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, que delícia de texto! Li, reli e me encantei muito com as borboletas... mariposas. E o cenário? E os chás?
    Que vontade de tomar uma chavena e depois partir para o sarau.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Sandra,

    Saraus,bruxas,mariposas e borboletas,mágica alquimia,em um caldeirão enorme...e o resultado,um belo e inteligente texto,nos fazendo rir e também meditar sobre certos e certas pessoas,metade borboletas e metade mariposas.

    Happy halloween,amiga.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  10. Onde se lê:certos e certas pessoas,leia-se:certos amigos e certas pessoas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra, pra falar a verdade eu nunca gostei de mariposas, elas me incomodam desde criança e sei bem o significado delas...tão diferentes das borboletas, lindas e coloridas.
    Eu adoraria ir num sarau desses,divirta-se amiga, ahh e adorei as dicas dos chás de rosas para os cabelos.
    Beijos e semana abençoada pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Sandra querida,

    Genial!!! São jóias:
    "gargalhadas e uivos vindos do noturno só assustam aqueles que não tem mãos dadas com os ritos. Mulheres em pele de borboleta, bruxas em pele de mariposas e o homem bonito a declamar poesias insípidas. A escuridão e o desconhecido chegam abraçados."
    ...
    "pétalas de Flor de Boa Noite...para um Bom Dia!"

    Parabéns, Sandra.
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  13. e o que eu faço se tenho medo de borboletas?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Maggie May...

    Medo de Borboletas?, nem se preocupe, a maioria das pessoas tem medo de algum bichinho de asas...
    Como o conto é só ficção mesmo, sem problemas...rs
    Se você tem medo, respeite-o ou então, com o tempo, quebre essa barreira, pois elas são lindas!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra minha doce escritora, estava com saudade menina, estou passando um pouco de mal esses dias, por isso ando ausente até pra atualizar meu blog. Hoje que estou dando uma volta na net e atualizando meu blog. Gostei do Sarau das Bruxas. Como sempre um texto muito inteligente, com uma riqueza em detalhes. Adorei! Beijos grande e ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Adorei o sarau! Adoro borboletas. Belo post Sandra! Tenha uma ótima semana. Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Como bruxo juramentado, agradeço penhoradamente a bela homenagem às minhas colegas de confraria. Abraços mágicos.

    ResponderExcluir
  18. Sandra,
    com mistérios revelados e outros ocultados, vc descreveu com minúcias esse mágico sarau de fadas-borboletas e bruxas-mariposas encantadas e feiticeiras.
    Encheu a noite de suspense, contou-nos sua preparação, levou-nos a perguntar:__será que ela vai, ou não?
    Dos chás, ditou a receita e sua aplicação,rezas, bendições, sortilégios, assombrações.
    Neste sarau bem contado, quero ser um vagalume, pra assistir quietinha as poesias insípidas do homem-coruja bonitão,(rs).
    Uma delícia de ler, esse Sarau das Bruxas. Adorei!
    Bjkas e bom-dia!!
    Calu

    ResponderExcluir
  19. Bom alvorecer meu sapatinho de cristal!
    Esse sarau é o bocado mais delicioso que temos aqui hj,kkkkkkkk,e que nosso pecado contra reinantes chás de Erva Cidreira, Chá de Camomila, Capim Limão,tudo isso é para ficar bonita?não é! senão um meio sutil de um homem bonito a declamar poesias insípidas,que aproveitara para deixar ver o pezinho mais bem feito e mais pequeno que se pode imaginar,de uma bela borboleta a passar por ai antes que o dia chegue.De quem seria esse pezinho?
    Bjs minha flor!

    ResponderExcluir
  20. Eita que esse sarau está arretado, e com chá, aí foi que gostei mesmo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  21. Esse texto ficou o máximo, Sandra! Nos cafundós onde morei, na infância, aprendi a prever o futuro pelo voo da borboleta bruxa. Aprendi tão bem que quem estava ensinando se benzeu e parou de ensinar. rsrsrs Pobres de nós, mulheres, que aprendemos a temer os conhecimentos que levamos séculos para conquistar! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Querida Sandra

    Estava eu a pensar, ainda hoje, que tinha de começar a fazer uns cházinhos com a aproximação do tempo frio. E eis que encontro aqui este seu post falando precisamente disto e mais, da borboleta, da mariposa,da bruxa má, logo, mau olhado, os cuidados da mãe para livrar o seu bebé de tal, do sarau, enfim, adorei...Um tema mesmo a propósito agora que, por cá, aderimos também à tradição do halloween.

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderExcluir
  23. Gosto dessas magias do bem, desses sentimentos de luz, desse cheirinho de chá e ervas!
    Sol-risos ♥

    ResponderExcluir
  24. As borboletas remetem-me à infância, em que em correrias curiosas, tentava apanhar alguma porque a geometria das cores exercia em mim um fascínio fantástico.
    Gostei dos pormenores entre borboletas e mariposas.
    Bji

    ResponderExcluir
  25. Um texto muito interessante. Gostei.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Também saúdo Franklin Cascaes
    pela obra importante deixada à nós catarinenses.Reverencio o mestre dos bruxos e bruxas.Querida adorei teu texto.Entre chás, borboletas , mariposas e bruxas este Sarau deve ter sido fantástico.
    Tenha dias encantados e felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  27. Lindo ..lindo de viver como tu, como tudo aqui sempre.
    Bejus lindeza...

    ResponderExcluir
  28. Plim!, Obrigada a todos que gostaram...
    Um pouco de magia faz a diferença...
    Este texto é ficção, qualquer semelhança com a realidade e mera coincidência.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  29. Lindo, lindo, lindo! Obrigada, Sandra.
    Sabe, eu não tenho tempo todos os dias de ver as atualizações dos blogs que sigo. Quando posso, acaba não sendo possível ir a todos. Que bom que entrei para ler sobre o Mágico de Oz, porque acabei ficando curiosa sobre o Sarau das Bruxas, que está um primor.
    Será que você não conhece um chá pra me dar coragem de 'chutar o balde' e viver a minha vida só amando, lendo e escrevendo?

    ResponderExcluir
  30. Sandra

    Estou atrasada nas visitas. E logo de manhã vir aqui no seu espaço é tudo de bom. Me deliciei com o seu texto. Mariposas à noite e borboletas de dia indo para o seu sarau das Bruxas. E a sua receita de chás, me fez rir muito.Ontem também ri muito no blog do Cristiano Marcel que postou um haicai do Saci Pererê chegando e destruindo a festa do Hallowem detonando uma abóbora, alusão à Monteiro Lobato para contestar esta cultura americana. Saci também ,diz a lenda era melhor conhecedor de ervas na floresta para se fazer chás contra os feitiços das bruxas?
    Quero ficar distante da borboleta coruja.

    Amei.Beijussss

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!