Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

O Espelho: Simbologias, Literatura e Arte




A primeira definição de espelho é de uma superfície polida que reflete luz ou imagem ou no sistema figurado tudo que reflete ou reproduz um sentimento. Em analogia com a palavra especulo dá origem ao ato de especular, de mirar, de procura. Porém, o espelho é mais complexo do que diz a nossa vã filosofia.1 

A literatura tem um campo riquíssimo em verso e prosa sobre o espelho. Sylvia Plath o utilizou em verso no poema The Mirror, [O Espelho]. Alice no País das Maravilhas2 se transporta a outra esfera através do espelho. A madrasta em Branca de Neve3 o utiliza como objeto mágico.
As narrativas de terror o usam para evidenciar que a personagem não possui reflexo ao estar diante dele. Kafka, em seu conto O Espelho o utiliza para atormentar seu personagem onde o mesmo deve-se mirrar todos os dias e ver seu sofrimento crescente. Oscar Wilde o torna seu objeto narcísico em O Retrato de Dorian Gray,4 e se vê decrépito no retrato para seu próprio horror.
Stevenson em O Estranho Caso do Dr.Jekyll e Mr. Hyde5, a personagem do médico nunca teve um espelho em seu laboratório, mas a partir das transformações ele transporta um espelho para o local para certificar-se que ele realmente tem um duplo. Poe utilizou o objeto em muitos contos, entretanto, um que se sobressai é em O Retrato Oval.6
Em uma passagem de As Mil e uma Noites7 há menção ao espelho em que o gênio presenteia o príncipe Alasnam, o presente tem o poder de lhe conferir se poderia confiar na pessoa por quem estivesse apaixonado. E também em Geoffrey Chaucer em Os Contos de Canterbury8, no conto O Conto do Escudeiro, o rei Cambinskan recebe um espelho do rei da Arábia, o presente mágico tem os poderes do homem conferir se alguma adversidade está por chegar, ou revelar os amigos e inimigos e também se por alguma moça se encantar enxergará sua traição caso aconteça.
Segundo o antropólogo e estudioso da mitologia Colbert, “John Dee (1527-1608), um dos magos favoritos da rainha Elizabeth I, da Inglaterra, costumava usar o espelho para fazer profecias”.9 Assim como recurso mágico, os espelhos podem servir de portais para outra dimensão, outros mundos como citado por Lewis Carroll, pode ser representado ou ser análogo aos metais, à água, a retratos, aos lagos, espelhos d’água.
Aparece também nas lendas folclóricas, no mundo fantástico e dos espíritos. É sempre um objeto ao qual nos miramos ou admiramos com um certo cuidado, receio. Afinal a imagem que se vê ao espelho não é real, e sim, virtual, desse modo, a imagem real não está necessariamente no reflexo do mesmo e sim atrás dele, ou seja, o espelho mostra nossa imagem, mas em sentido contrário, oposto ao que vemos, chamamos esse fenômeno de enantiomorfismo.10
Um bom exemplo desse fenômeno é quando a criança escreve com muita facilidade as chamadas letras espelhadas e com a mesma facilidade formam palavras, o que é denominado por escrita espelhada. Assim que colocamos as letras ou palavras em frente ao espelho conseguimos ler corretamente.
O espelho é dúbio, enganador e ilusionário. Rosset informa que o espelho “oferece não a coisa, mas o seu outro, seu inverso, seu contrário, sua projeção segundo tal eixo, ou tal plano”11.

REFERÊNCIAS
1 SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millor Fernandes. Porto Alegre: L&P, 1997. Ato I, Cena V. [Paráfrase de “nossa vã filosolia”].
2 CARROL, Lewis. (pseudônimo); DODGSON, Charles Lutwidge. Alice no país das maravilhas. Tradução: Rosaura Eichemberg. Porto Alegre: L&PM, 2001.
3 GRIMM, Jakob e Wilhelm. Contos de Grimm – Branca de Neve. Tradução de Lenice Bueno da Silva. 8 ed. São Paulo: Ática. 2000.
4 WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. In: Obras completas. 5. ed. Tradução de Oscar Mendes. São Paulo: Nova Aguilar, 1961
5 STEVENSON, Robert Louis. The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde. Op. cit., 1886.
6 POE, Edgar Allan. O retrato oval. Histórias Extraordinárias. Tradução e Adaptação de Clarice Lispector. Rio de Janeiro. Editora Ediouro. 2005.
7 TAHAN, Malba. As mil e uma noites. Tradução de Antoine Galland. Rio de Janeiro. Ediouro, 2000. V. 2.
8 CHAUCER, Geoffrey. Os contos de Canterbury. DVD. 1972.
9 COLBERT, David. O mundo mágico de Harry Potter: mitos, lendas e histórias fascinantes. Tradução de Rosa Amanda Strausz. Rio de Janeiro: Sextante, 2001, p. 98.
10 Esse fenômeno se chama enantiomorfismo, ou seja, no espelho plano objeto e imagem são enantiomorfas. Isso explica porque quando levantamos o braço direito a nossa imagem levanta o esquerdo, e também o fato das ambulâncias e carros de bombeiro terem os seus dizeres escritos  dessa forma na sua frente. Observe que o que está escrito nesses veículos é para ser lido pelo motorista, que fará isso através do espelho retrovisor. Desse modo, para o motorista, a mensagem aparecerá de maneira correta. ENANTIOMORFISMO. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u33.jhtm>. Acesso em: 22 nov. 2008.
11 ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Op. cit., 1976, p. 65.


Autora: Sandra Puff

91 comentários:

  1. Oi Sandra, perfeito o teu estudo sobre o espelho sua simbologia e a maneira abordada nos diversos livros sejam de contos,ensaios de estudiosos, na mitologia, na antropologia etc.Viajei através destas referências e abordagens. Parabéns! Que a semana que se inicia seja de muita paz e luz.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  2. Trabalho fantástico, Sandra! Uma aula com informação, inteligência e sensibilidade. Lindo.


    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sandra,eu robo as palavras de Eloah. Perfeito amiga! Viajei no texto. Obrigada sempre pelo carinho da sua visita!Seu cantinho é mágico. Tenha uma linda semana! Bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. ...eu gosto do espelho, quando ele
    é o outro, e nele vejo-me totalmente.

    sem esquecer que nem sempre o que
    vemos pode ser bonito.

    bom dia, querida!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto. Lembrei dum engenheiro espanhol que empregado numa fábrica galega de automóveis que inventou um modelo de automóvel pensado para quem não tem carta nem a pode tirar por não ter qualificações literárias para isso. Depois de várias tentativas de comercializar o modelo com o nome da sua terra, Maxia, e não tendo conseguido porque se cria um nome que fosse reconhecido em todo o país e não um nome galego que soava a separatismo, o deve ter colocado em frente de um espelho. O certo é que o Aixam foi aprovado.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  6. Belo trabalho e pesquisa sobre esse danadinho do espelho que por vezes, nos ASSUSTA,rsrs beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  7. Fascinante seu post... o jeito múltiplo em que o espelho foi e pode ser usado em analogias e em fato. Vir aqui é cultura minha querida...
    Boa semana...eu e a Julie mandamos beijinhos para você e para o fofo do Mr. Pingo...
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, muito boa a postagem sobre o espelho, suas simbologias são interessantes mesmo, e gostei de saber mais definições sobre ele pela visão de tantos personagens famosos da história.
    Um espelho pode ser paraíso pra alguns e inferno para outros, quase sempre a segunda opção rsss
    Obrigada pela força lá no post, adorei seu comentário, como é difícil né amiga?
    Beijos e uma semana especial pra ti!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra! Sua pesquisa e relato sobre Espelhos elucidou-me em muitos pontos! Parabéns!
    Abraço,Célia.

    ResponderExcluir
  10. Sandra! no que rendeu a inspiração!
    Simplesmente maravilhoso, seu aprofundamento. Claro e conciso ficou ótimo. Adorei conhecer algumas dessas passagens que não conhecia enfocando o espelho. Um outro lado da decoração, que você mostrou com muita eficiência e inteligência.
    Parabéns!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Menina, eu não gosto muito de espelho não...
    Depende do dia que me olho, parece que não sou eu... É estranho né?
    É um mistério...

    boa semana pra vc... beijosssss

    ResponderExcluir
  12. Todas as faces refletidas ali, a verdade, a loucura, o sonho...

    Um beijo, Sandra.

    ResponderExcluir
  13. Minha linda, a sua história sobre o espelho está fantástica, mas agora aqui para nós realmente o espelho é enganador, eu tenho um no meu guarda-fato e quando lá vou diz-me sempre que estou muito gorda.
    Tenho que desacreditar nele se não nunca saio de casa, beijinhos de luz e paz no seu caminho...

    ResponderExcluir
  14. Que texto fantastico amiga! Espelhos pra mim so me trazem imagem invertidas... nao sei pq associo sempre a isso.
    Gostei imenso do primeiro, tem um estilo vintage lindo!
    Uma semana cheia de sorrisos e dias floridos pra ti! :*

    ResponderExcluir
  15. OLÁ QUERIDA SANDRA!
    POST LINDO, TEXTO BELÍSSIMO! É MUITO BOM E ENRIQUECEDOR LER O QUE VC ESCREVE.
    EU NÃO FICO SEM ESPELHOS, RSRS.

    TENHA UMA LINDA SEMANA, BEIJOS......

    ResponderExcluir
  16. Oi querida, vim desejar uma feliz semana com este meu outro perfil também...eu vejo o quanto você é uma amiga tão dedicada e gentil para com todos nós seus seguidores, viu? Grata por sua amizade, pelas suas palavras e presença constante.
    Beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Olá querida novamiga,estou encantada com seu blog,poemas,pesquisas,cinema,tudo que amo reunido
    em um só espaço.E que delicadeza de abordagem,em todos os temas...começando pela simbologia dos sapatos de Dorothy,personagem encantador de um inesquecível filme.E seu minucioso trabalho sobre o espelho,tem um toque de mestre...
    Obrigada pela visita e carinhosas palavras.
    Bjsssss e uma semana linda para você e sua linda família,
    Leninha

    ResponderExcluir
  18. Fez uma excelente explanação sobre o espelho e sua consequente "representação" através dos tempos. O espelho é, realmente, mágico. Dependendo de nossos olhos, tem grande poder sobre nossas mentes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá Sandra!

    Obrigada pela visita a um dos meus blogs e me oportunizar conhecer mais um excelente espaço da blogosfera!
    Parabéns pela partilha tão primorosa em suas postagens! Adorei te ler! E também me coloquei seguidora, para poder retornar!
    Tenha uma semana iluminada!
    Beijos
    Helô Spitali

    ResponderExcluir
  20. Olá querida,
    Amei este texto rico e brilhante. Saio daqui com mais cultura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Sandra.Obrigada pelo seu comentário no meu modesto blog.Fico feliz em ver que acompanha as postagens.Espero que goste delas, apesar de não possuirem, na minha opinião, requinte, sou mais simples.
    Sobre você, quero registrar que AMEI a sua postagem, passeou por vários lugares com bastante informação e beleza. Parabéns!
    Um beijo grande, obrigada mais uma vez, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blos, o nome do blog é super fofo. estou a seguir te

    passando pra desejar uma linda semana, que ela seja abençoada, e iluminada, com todas as cores possivéis, beijos grandes..

    ResponderExcluir
  23. Querida Sandra.

    Parabéns, sua pesquisa foi ótima sobre os espelhos, eles estão sempre perto de nós,muito interessante uma reflexão perfeita.

    Que Deus te abençõe,tenha uma linda semana, com muita paz e amor, e grandes inspirações.

    Beijos.

    http://www.acredite-emvoce.com/

    ResponderExcluir
  24. Boa noite...adorei e te digo mais, ao mirar o espelho dizem que se estas com mas intenções, ira refletir e voltar para ti de novo...então, dizem para colocarmos um espelho bem de frente a porta de entrada da casa, assim, tuas visitas irao refletir para elas o que estiverem te desejando nesse momento de chegada...bjin

    ResponderExcluir
  25. Puf Puf!!!!

    Grande ensinamento levo daqui hj...

    bjsss meusss

    CAt

    ResponderExcluir
  26. Olá!Sandra obrigada pelo carinho
    Cantinho Forno e Fogão...
    Adorei seu espaço!
    Parabéns...belo texto espelho!
    Quanta sensibilidade etc
    Receba o meu carinho e forte abraço,
    seja bem vinda sempre que puder.
    Sua seguidora,até breve!
    bjs no core...

    ResponderExcluir
  27. Amar...apoiar...confiar...confraternizar

    ResponderExcluir
  28. Olá Sandra, que texto bem elaborado, profundo e eficiente! Simplesmente atravessamos todas as faces dos espelhos. Maravilha, Adorei!!Beijos, Vilma Piva.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia moça dos sapatinhos vermelhos...

    tudo muito lindo, gostoso de ler e muitas aprendizagens por aqui... amei seu espaço! Vim agradecer seu carinho, visita e presença no meu cantinho, assim aproveito e também já vou ficando por aqui. Volto pra ver mais!
    Beijinhos e um lindo dia pra ti!
    Su.
    s.ordonhes

    ResponderExcluir
  30. Passando para ler vc e deixar um afetuoso abraço no seu coração!

    ResponderExcluir
  31. Sandra, seu blog é especialíssimo. Voltarei mais vezes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,Sandra!!

    Que pesquisa rica!Adorei!Bem interessante as várias "faces" do espelho!!
    O Edgar é um dos mais assustadores!!!Não é à toa que é(e sempre vai ser..)o mestre inconteste do terror!!
    beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  33. Olá, Sandra

    Adorei a sua visita e a sua simpatia.

    O seu blog é lindíssimo, trata temas muito interessantes como este do Espelho, através da Literatura.

    Também eu vou passar a segui-la, com todo o gosto e virei apreciar os seus textos assiduamente.

    Bjo

    Olinda

    ResponderExcluir
  34. Oi Sandra, muitissimo obrigada pela visita. Seja volte quando quiser e sinta-se em casa. Vim ligeirinho conhecer os "Sapatinhos" e amei. Vou segui-la com certeza. Volto logo para ver tudinho.
    Bjs e uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  35. Querida amiga Sandra!
    Depois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.
    Gostei deste teu texto, tambem o que é que espero mesmo de uma pessoa formada!? Só boa escrita mesmo... né mesmo? Como sempre lindissimo!

    Um beijo bem grande em tua alma.

    ResponderExcluir
  36. Oi Sandra!!!

    Tudo bem querida???

    Que interessante esse post, sem dúvida o espelho é cheio de misticismo, se a gente pensar bem, ele tem sim muita magia!!!

    Bjinhos e tenha um lindo feriado!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá...vim conhecer seu blog e acrescentei na minha bagagem um pouco mais de informações e muitas!!!
    Que lindos sapatinhos!!!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  38. OLá, Sandra!
    Obrigada pela visita, querida! Fiquei feliz que gostou do meu blog de Scraps...
    Também sou professora de Letras e Literatura como você, e se quiser, convido-a a conhecer o blog educacional:

    http://botoesmadreperola.blogspot.com

    Ficarei honrada com sua presença!
    Um beijo solene, para este dia Sete de Setembro!

    ResponderExcluir
  39. Ah, logo mais eu retorno para comentar os "espelhos", aguarde!

    ResponderExcluir
  40. Oi Sandra, obrigada pela sua visita!

    Gostei muito do seu blog e dos textos aqui escritos. Bem interessantes.

    Este sobre o espelho é fascinante. Porque o mundo do espelho é sempre um mistério. Eu sempre tive um pouco de "medo" de espelhos" exatamente por isso, porque não sabemos o que eles realmente nos mostram de nós mesmos. Por exemplo, eu nunca durmo com espelhos por perto, no meu quarto não tem nenhum. E se tiver algum, eu o tampo com algum pano, sei lá! rs Superstição? Não sei! Só sei que tenho esse hábito rs Me dá aflição. P'ra mim vou ver alguma nele rsrs

    Parabéns e estou seguindo o blog!

    *Vc está me seguindo? Pois não te vejo por entre meus amigos. Se não estiver, siga-me também, vou adorar vê-la por lá, uma honra!!

    Beijãoooo ;)

    ResponderExcluir
  41. Olá Sandra,

    Creia que tendo vindo para agradecer a sua visita fiquei rendida com o seu blog.Ah! E o seu
    Mr. Pingo...Um charme!
    E é um mundo de conceitos os relacionados com o espelho. Mas com esta síntese, é ainda mais apaixonante seguir o seu trabalho.
    Muito interessante a sua escolha.
    Até breve
    Bji

    ResponderExcluir
  42. Olá Sandra! :)

    Vim num saltinho porque vi o seu recadinho...
    Uma flor de cera...isso mesmo!

    Como é já tarde e amanha tenho que pegar o avião até a Holanda, virei com mais calma!
    Bji grande!
    E...gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  43. Oi, Sandra, retornei!
    Pronto..rs, já estou te seguindo, mestre amiga! No momento que vim, meu esposo havia acabado de chegar, e deixei sem clicar pra segui-la! Sorry.
    Li o texto e estou admirada! Jamais havia visto, mesmo sendo da área, um estudo condensado tão bom com espelhos - na arte e na literatura. Adorei! Fantastic!
    Seu blog é muito rico, Sandra! virei sempre abastecer-me dos assuntos que desconheço, aqui com você! Parabéns, amiga,com minha total admiração!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  44. Que belo estudo, Sandra. Aqui, estou. Gostei muito do seu blog e já o estou seguindo. Um bom dia para vc, sua família, bom feriado :)

    ResponderExcluir
  45. Bom dia meu sapatinho de cristal!
    Quero te contar um segredo,kkkkkkk,meu coração amanheceu em festa...
    Passa lá no meu cantinho para bebermos um vinho em comemoração...não esqueça...estou te esperando...
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  46. Querida Sandra,novamente estou aqui,a me refletir em seus espelhos e a refletir sobre suas considerações a este respeito.
    Obrigada pela visita e pertinentes comentários em meu blog.Sou,também,uma apaixonada pela obra do mestre Neruda.
    Bjsssss e um bom descanso,
    Leninha

    ResponderExcluir
  47. Agradeço a sua visita e venho com alegria ao seu blog.
    O espelho é um objeto que sempre encanta pois como você mostra é muito citado em vários contos, lendas nas mais diversas situações.
    Obrigado.
    Tenha um dia muito lindo.

    ResponderExcluir
  48. Sinto que esse texto é o resultado de um trabalho, feito com carinho, dedicação e amor... ele me deu uma verdadeira aula.
    Só hoje consegui ver o espelho com tantas "propriedades" e poesia.
    PARABÉNSSS!!!
    BOA TARDE E FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  49. Oieee!!!

    Estou aqui para te convidar a fazer parte do clube dos novos autores, concorrendo a sorteios de livros todos os meses, desses meninos talentosos que estão no anonimato e precisam de nós para mostrar ao mundo a sua escrita!
    Dia 10/09 serão 16 livros.
    Siga o blog, comente - eu quero participar da promoção, e divida conosco este sonho, que agora é nosso!
    Um super beijo e te espero lá!
    Adriana

    ResponderExcluir
  50. Um painel sedutor sobre esse objeto quase místico que povoa a física e a literatura, cada qual a seu tempo,povoando nossas fantasias com suas artes ilusórias mas sempre procuradas.
    O poder atrativo do imponderável!
    Amei o post, Sandra.
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  51. Adorei seus sapatinhos, Sandra e saí encantada com tanta beleza e bom gosto! Já isntalei-me por aqui tb, pra tornar mais fácil o meu retorno a sua casa. Obrigada pela visita, as portas estarão sempre abertas, entre sem bater. Bjks.

    ResponderExcluir
  52. Olá querida,
    Passando para lhe deixar um beijo e desejar-lhe uma suave noite.
    beijos.

    ResponderExcluir
  53. Obrigada por guardar um pedacinho do meu coração na tua caixinha de poemas.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  54. Olá Querida!!!

    Que poster Maravilhoso!!! Adorei o poster e tudo que vi no seu Blog!!!
    Obrigada pela visita ao Blog Luz, Seja Bem Vinda, SEMPRE!!!

    Vou ficar aqui...!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  55. Olá Sandra!! Vim passear, retribuir a doce visita e claro... fiquei!! Tudo lindo e interessante aqui... Virei muito com certeza...

    Uma semana de luz pra ti,
    Bjss

    ResponderExcluir
  56. Olá, Sandra. Que legal você ter encontrado meu blog - pela rua, os meus papéis. Gostei muito também do seu espaço. Estou te seguindo também. Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Boa Noite!Sandra querida,pode sim amiga,
    usar o falso Chantily no café!
    Bjs e obrigada pelo carinho
    Seu espaço é muito aconchegante!
    até breve...bjs

    ResponderExcluir
  58. Olá,Sandra!

    Vim conhecer o seu bebê!!rsrs Este moço...Alan!
    É lindo o filhão! Parabéns.
    Deixei um comentário no post!
    beijos!

    ResponderExcluir
  59. Oi, Sandra.

    Um ótimo dia para você.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  60. Oi, Sandra!
    Bom dia e desculpa a demora, mas tô aqui, conferindo e me encantando com seus posts muito bem escritos e pesquisados.
    Parabéns! Precisamos muito na blogosfera de pessoas que mostrem assuntos interessantes, baseados em estudos, coisas que nos façam crescer em conhecimento e às vezes nos encantar como a linda poesia abaixo.
    Tenho um blog só de poesias onde eu narro a cada semana a poesia de um poeta blogueiro.
    Acho que vou levar esta sua para lá, pode ir conferir também.
    Adorei e já a estou seguindo também.
    bjs cariocas

    Meu outro blog é:

    http://wwwmeandyou-meandyou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  61. Oi Sandra!
    O espelho reflete pouco do que realmente somos.
    Encantada com o texto, principalmente o cuidado das referências.

    Seja bem vinda ao Misturação.
    Xeros

    ResponderExcluir
  62. Olá minha amiga...estava sentindo falta de poder vir aqui e me deleitar em suas palavras. Hoje, no entanto, de uma forma mais do que especial. Ao iniciar a leitura, tive um insight fantástico sobre a utilização dos espelho em meu trabalho.....obrigada..risos....
    Depois te conto o que farei....
    Grande abraço....

    ResponderExcluir
  63. Que ótimo texto.
    Gosto de olhar-me no espelho.
    O faço como terapia. E olhando-me dentro dos meus olhos é como se fosse uma viagem ao meu interior.
    Obrigada pela visita e carinho.
    Lindo seu blog. Bjs. Edna.

    ResponderExcluir
  64. Querida amiga
    Especialmente hoje eu vim agradecer o seu carinho lá meu cantinho!
    Muito Obrigado de todo o coração!
    Abraço muito amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  65. Bem!... Uma lufada de ar fresco, o que aqui vim encontrar. Gostei muito do rigor do trabalho apresentado. O espelho à luz da literatura é uma temática muito interessante.

    Parabéns!

    L.B.

    ResponderExcluir
  66. Oi Sandra, vim agradecer a visita e a gentileza, fui lendo os posts e acabei ficando.
    Voltarei mais vezes para ler, com calma, os outros posts.
    Beijos e até breve.

    ResponderExcluir
  67. Sandra

    Vim agradecer e retribuir sua visita ao Prosa.
    Gostei muito de seu espaça. Além da excelente qualidade dos textos, uma apresentação elegante e de muito bom gosto.
    Já me coloquei entre seus seguidores, com muito prazer.
    Beijos e uma ótima noite para você

    ResponderExcluir
  68. Obrigada, Sandra, pela oportunidade em vir conhecê-la.Gostei e já me instalei.
    À primeira vista, me reencontro com o velho e conhecido Espelho...excelente, a postagem!
    Bem vinda, à Cadeirinha de Arruar. Volte sempre.
    Eu voltarei...
    Beijos
    Lúcia

    ResponderExcluir
  69. Oi Sandra!

    Sinto-me feliz por encontrar um espaço tão rico de recursos e de tanta qualidade na blogosfera!
    Temos em comum a graduação em Letras e certamente a paixão pela Literatura. Sua análise da figura do espelho e sua simbologia, especialmente na Literatura, me fez lembrar das análises que eu tanto gostava de fazer durante a faculdade. Trabalho riquíssimo, cultura acrescentada a todos que chegam aqui.

    Agradeço sua visita em meu blog e suas palavras gentis. Vindas de uma pessoa visivelmente culta e atenta à qualidade dos textos que lê e escreve, são enorme elogio para mim. Obrigada mesmo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  70. Realmente, Sandra, com a pressa (que me é peculiar rsrs), não cliquei o "seguir"...Agora sim, deixei "meu charme"...numa foto em que estou numa rede cearense...Nesta,aí ao lado, estou num banco de jardim de uma praça (Gentilândia),em Fortaleza...,perto de casa...
    Agora, Escrevo Da Cadeirinha de Arruar, na qual ainda não tirei foto...mas vou tirar, quando for ao Museu Histórico do Rio...rsrs

    Gostei, da cobrança!
    Beijos, amiga linda!
    Lúcia

    ResponderExcluir
  71. Adorei o post do espelho... sempre me ensinando coisas novas... grata!

    Puf Puf!!!! Grata por sua gentileza sempre... la no meu ninho... e ainda complementou lindamente o sentido dos meus dizeres...


    bjsssssssss meusssssssssss

    ResponderExcluir
  72. Olá Sandra!

    Nunca pensei tanto no espelho, pelo menos nesse sentido, ate ler o teu post. Houve um tempo que eu nao gostava de me olhar no espelho (adolescencia) mas agora nao tenho problema. Alias, vou passar a olha-lo com outros olhos.:)
    Obrigada!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  73. "Fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratanto de negar com a boca".

    Ola flor!

    Obrigada por estar com a gente em nosso mundo dos sonhos.
    Beijos,
    Adriana,
    Clube dos novos autores

    ResponderExcluir
  74. Olá,Sandra!!

    Deixo um beijo e votos de um ótimo final de semana!!

    **Você gosta da Nina Simone?!Eu amo a Nina!

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde, Sandra.Essa sua postagem deixou marcas de tão bela.
    Um grande beijo para ti, e excelente fim de semana.
    Tudo de bom, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  76. Olá,Sandra!

    Quero agradecer-lhe pelas visitas, pelos comentários sempre muito gentis, e por se fazer minha seguidora.
    Gostei muito deste post sobre espelhos. Os espelhos sempre me pareceram misteriosos e há muito simbolismo em torno deles.
    Muito legal essa sua pesquisa.
    E já estou lhe seguindo, viu? :o)

    Beijos e bfs
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  77. com tantos s eguidores e popularidade
    nao sabe como gosto de cada um dos seus comentarios
    sobre o texto
    adoro o retrato de dorian gray
    acho que de ceta forma ha um mundo nos espelhos, uma coisa que inventamos adoro historias de que num mundo lá dentro as coisas são sombrias e mais reais que aqui

    ResponderExcluir
  78. espelho...espelho meu...existe alguem mais linda do que eu????!!!!
    Post delicioso Sandra!!!!
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  79. Olá querida,
    Passando para agradecer-lhe a visita carinhosa e desejar-lhe um lindo final de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  80. OLÁ MEU SAPATINHO DE CRISTAL!
    A festa foi tão grande,mas tão grande que cansei,estou com dor de cabeça...vim fazer meu comentário na seu post,mas sem condições,quando ela passar venho correndo...me segure para eu não passar direto,kkkkkkk,ok!
    Acreditas que hj ainda dei continuidade na postagem do meu blog?
    bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  81. Olá, Sandra

    É óptimo quando nos miramos no Espelho da vida vemos reflectidas nele imagens tão lindas, provenientes da amizade e do carinho que, nesta blogosfera, fazem os nossos dias mais lindos.

    Reli o seu texto, voltei a apreciá-lo e tenho a agradecer-lhe este trabalho que me fez tomar contacto com uma matéria que eu desconhecia. A da utilização do Espelho na Literatura, com tantas e variadas interpretações.

    Beijo

    Olinda

    ResponderExcluir
  82. Li e reli este excelente texto. Bem trabalhado e com ótimas informações. Desconhecia por completo
    as influências de um espelho. Adoro espelhos, dão-me a sensação de luz.
    Bem haja pelo que aprendi com o seu texto.
    Bjito amigo e uma flor.
    Obrigada por ser minha seguidora. Também a sigo:)

    ResponderExcluir
  83. Ola Sandra,
    Hoje consegui te seguir...
    Que bom que gostou do capitulo de meu livro. Eu também sempre gostei do nome Frederico.
    Sabe Sandra, poder falar com você para mim sera muito importante porque poderei aprender mais sobre a literatura.
    A sua postagem sobre espelho é muito interessante.
    Eu sempre uso o espelho em meus textos. Nos que usei, sempre mostrei o espelho como forma de reflexo... Se olharmos e convivermos com alguém que te mostra o mal, poderá refletir toda a sua índole para nos e isto faz com que este reflexo nos iguale... Sempre digo que uma pessoa fraca, que não consegue se autoanalisar tem a facilidade de imitar outros, e se caso se envolva com uma pessoa suja passa a ser o seu espelho, mesmo desejando ser o lado contrario deste ser, o reflexo não deixa. O espelho é mais poderoso. rsrs

    Adorei ler o que me escreveu dizendo de ter o dom, eu me emociono quando leio algo tao forte assim.
    Eu gostei muito de suas explicações sobre o que é um romance, o que é um conto e adorei todo o seu incentivo quando me disse de continuar criando contos. Eu vou sim continuar...

    Quando iniciei com Bate Papo sem Nexo de um Casal Querendo Sexo, eu pretendia criar apenas um conto, mas depois que li os amigos dizendo que daria margem a grandes risadas se continuasse eu decidi transformá-lo em livro.
    O que escrevi até agora foi criado no momento, não tenho nada em vista para dar continuação, sera o dia a dia que me fara criar... Hoje acordei e já nasceu a ideia para o capitulo 2. E' o momento de falar de Júlia, mostrar um pouco a sua vida e Júlia tem ao lado de seu apartamento um vizinho amigo...

    Quero te mostrar um conto que criei ano passado. Os amigos que leram gostaram.
    http://wwwtempo-livre.blogspot.com/2010/11/para-tudo-tem-uma-solucao-nao-se.html

    Além deste tem também Seja Sereno, Era Apenas mais um Sonho(Todo rimado), Meu primeiro Conto(Eu sou um homem neste conto, sou um oriental) Justo Agora que te Beijei... Você me Diz que é Gay!(este também é todo rimado), Que Barulho é este? (Neste conto tem uma mistura de línguas... O marido fala italiano e ela nervosa conversa com ele em português porque ele a entende. O marido não fala português mas consegue entender) Criei também um conto de fadas junto com um amigo bloguista que desenha:
    http://wwwtempo-livre.blogspot.com/2010/10/veloso-e-aymee-criaram-um-conto-de.html

    Tenho dois que ainda não postei...um deles se chama: Nem Tatu, nem Canguru... Eu quero ser é urubu! kkkkkkk o outro tem como titulo: Mas Isto Existe? Eu ainda quero postar.
    Bem estes são os que lembrei agora para poder citar.

    Uma vez um jovem que me segue me aconselhou de diminuir o que escrevo, porque bloguistas poderiam parar de me seguir por exagerar na escrita. Ele disse que as pessoas não tem muito tempo para ler tudo e desistem... e isto é mesmo verdade, pois diminuiu demais, mas eu não me importo e disse isto a ele. Nao sou uma blogueira, sou uma escritora e quando criei meu blog era para guardar meu tesouro em um cofre aberto para quem que gostasse de ler e se interessasse poder me conhecer. Eu amo escrever e quero um dia ser reconhecida como tal.
    Eu respondi a ele que um escritor não tem limite, nasce a ideia e seus dedos vão sem rumo... Se ele um dia se considerar um escritor, tudo isto iria acontecer com ele também.
    E foi dito e feito, pois ultimamente os seus texto tem crescido a cada dia e quando falo com ele o parabenizo e sempre mostro a ele que eu estava certa.
    Ele sempre me agradece por eu ter paciência de ler o que ele escreve. Continuo sempre a dizer que não precisa agradecer, porque quando leio é só por ter prazer daquela leitura que é a cada dia muito interessante. Ele tem apenas 17anos e esta cada dia mais esta escrevendo melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  84. Gostei demais de seu blog,e a mascote então é uma fofura.Parabens.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  85. Boa noite meu sapatinho de cristal!
    Minha professorinha com gosto de cigana...é assim que te vejo depois que conheci suas fotos,kkkkkk.
    Menina do céu como vc se desenvolve neste universo...fico pensando na proxima atração que tens para trazer ao teu público,kkkkkkkk...
    Vamos na pscologia .
    Não gosto de espelho,mas me faz falta.Outro dia quebrou o espelho da minha parede,e fez tanta falta,pq até aquele dia eu dizia que não me olhava no espelho,e a partir daquele dia todas as vezes que passava pelo local do espelho ,eu me procurava nele e não me achava,kkkkkkkk,prova que eu sou ligada sim,mas me explique o pq de achar que não sou?
    Seu texto quilometrico me faz me perder por entre tantos espelhos refletidos sobre mim,ai Deus do céu,e o pior dessa história é que tenho que me ver refletida no espelho toda arrepiada...penteada não sou eu,kkkkkkkk,duvido de mim,todas as vezes que me vejo penteadinha,kkkkk,tenho que assanhar e dizer prá mim mesma ,essa sou eu!
    Na literatura sei que é tudo diferente...há vou postar algo relacionado ao espelho,tá ok!
    bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  86. Muito bom ler-te, passar por aqui é adquirir muito mais informações, e sempre com muito conteúdo, amei, beijos e bom dia|!

    ResponderExcluir
  87. Amigos do Blog, agradeço os comentários, as sugestões e, principalmente, o tempo da leitura de todos!
    O Espelho terá novos seguimentos.
    Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  88. Bom dia, Sandra!
    Vim lhe deixar meu abraço e desejar uma ótima semana! Estarei no aguardo de sua atualização, com muito prazer!
    Beijos da Helô

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!