Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

Edgar Allan Poe - The Raven - O Filme

O que dizer sobre um gênio? Nada!, gênios não se importam com o que se diga sobre eles, são intolerantes com pessoas desinformadas ou as que possuem Q.I abaixo da média. Logo, diz-se que um gênio tem mau humor, tem personalidade difícil, parece alheio a tudo e a todos, ledo engano. Todo gênio é observador, aprecia tudo e saboreia os mínimos gestos das pessoas que estão alheias aos pensamentos do gênio. Nem o movimento das asas de qualquer inseto a  farfalhar lhe escapa aos olhos. E todos pensam que o gênio está alheio, não conversa, não faz piada, não ri. Ele o faz para si e não para mero expectadores. Gênio pensa enquanto as gentes contam piadas e falam bobagens, assuntos sem a menor importância para o mundo  ou para as pessoas em um metro quadrado. É, gênios não são fáceis, mas se garantem, não contam com a sorte e sim com talento. Eu chego a dizer que quem usa boa sorte ou é um bom jogador de roletas de cassino caseiro ou ainda não percebeu que existe gente realmente boa no que faz. Nunca deseje boa sorte a um gênio, ele para não decepcionar seu Q.I lhe desejará boa sorte também, mas o que realmente está dizendo é que você não tem talento e por esse motivo precisará de muita sorte mesmo. Mas que rebeldia nessa crônica, sô! É para testar como deveriam ficar as pessoas indignadas diante de um Edgar Allan Poe, uma hipótese apenas. Conhecido por ser um gênio e por sua rebeldia.
Edgar Allan Poe teve uma vida conturbada, esse estadunidense teve problemas na infância com seus pais de sangue, foi adotado por um casal que lhe deu o nome e todas as condições favoráveis a uma vida melhor, frequentou faculdade, exército e se rebelou contra essas instituições. Poe era rebelde demais para se moldar ao sistema, era autodestrutivo e melancólico, talvez pelo modismo da época gótico demais. Bebia como bom bebedor, vamos ser gentil aqui com meu ídolo, tinha uma personalidade difícil de aturar, mas ainda assim era gênio e não percebeu que em sua Boston ele poderia retornar velhinho.
Mas, o que dizer quando o gênio cria os melhores contos? Quando inventa o gênero terror e o detetivesco?, ou o conto policial, de mistério ou investigativo. Em uma narrativa de Poe tudo soa à atmosfera brumária, de matizes gris, é o próprio mistério que vaga na narrativa, assim como fosse um de seus personagens a nos dizer as pistas.
Para ler Poe, é preciso, nos dois sentidos, tudo é precisão, tudo tem conexão, pistas deixadas, números, raciocínio lógico e é preciso, é necessário.
Poe, sobrenome da família legítima e Allan, dos adotivos, deram o nome de nosso escritor, poeta, crítico literário e editor, Edgar Allan Poe, estadunidense que bebeu em fontes inglesas publicou seu primeiro livro, pasme, de poemas, publicou mais um livro, tornou-se editor e depois de um longo hiato publicou The Narrative of Arthur Gordon Pym, em seguida, publica a obra fantástica intitulada, Tales of the Grotesque and Arabesque, que foi traduzida por Charles Baudelaire, outro gênio francês que se impressionava com Poe. Para o português o livro passou a intitular-se Histórias Extraordinárias, lembro-me bem que  aos 9 anos eu já havia lido esse livro trazido da biblioteca de minha escola, fiquei muito impressionada com todos os contos e, especialmente, com o autor. Eu falava alto as sílabas: E - d - gar - A - llan - Poe, comendo rapidamente o "e" da última sílada. [rsrsrs]
Singular é, "Manuscrito Encontrado Numa Garrafa", "Berenice", " O Gato Preto", " William Wilson", " Os Crimes da Rua Morgue", " A Carta Roubada", " Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo", " O Poço e o Pêndulo", " O Escaravelho de Ouro" e " O Retrato Oval". Divirta-se sem esquecer que Poe deu vida em muitos contos ao detetive Dupin, bem antes da criação do detetive Sherlock Holmes, e preste atenção que no gênero terror, noir gótico de Poe há nas entrelinhas os abismos de temas considerados tabus ou até ficção científica para a época, vejamos: os cenários de castelos assombrados, igrejas, ruínas, a psicologia do medo, a loucura, deformação física, espectros, reflexos, maldições, profecias. Mas, o que instiga o leitor é a reanimação dos mortos ou a decomposição destes e o horror da tapocrifação, ou seja,  o enterro por engano, acidental de alguém vivo!, e sobre frenologia e metempsicose também! Sinistro.


Passemos dos contos ao poema, The Raven, ou O Corvo, de Edgar Allan Poe, está previsto para 2012 aqui, o ator John Cusack, interpretará o próprio Poe, as gravações já começaram em clima de fog, neblina, nas locações da Sérvia e Budapeste. O título do filme é homônimo ao poema famoso e multitraduzido The Raven, que além de falar sobre o poema, dirá sobre os últimos dias de Poe, morto aos 40 anos, as causas, são várias e não há uma oficial. O fato é que nos últimos momentos de vida em que o escritor já se encontrava em estado de delirium tremens e, popularmente conhecido como DT, causado pelo álcool, deu seu último suspiro dizendo que Eddie estava morto.
John Cusack faz parte da nova geração de bons atores com muitos filmes no currículo, e The Raven está sendo dirigido por James McTeigue [V de Vingança], ótimo. É aguardar para ver. Na foto Cusack e o Corvo.
Como eu havia dito no início, o que dizer sobre um gênio?, eu diria tudo, quase tudo, alguma coisa, ou apenas algo, pois ainda é dizer, somente para não irritar um gênio.


Sandra Puff

2 comentários:

  1. Olá querida amiga Sandra!
    Dentro em breve voltarei a trabalhar os meu blogues e a comentar em meus seguidores. Minha mãe já recuperou, foi um grande susto que me deixou muito em baixo. Gostei teu belo texto, cá estarei para te acompanhar.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Olá, José, que boa notícia sua mãe estar recuperada. Eu deixei uma mensagem para você e para Ela. Que tenhas um bom retorno aos seus escritos, sempre acompanhamos. Obrigada em acompanhar o blog aqui. Noto que muita gente acompanha, mas poucos comentam. Mas já fico feliz que existam leitores.
    Grande Abraço de Cá.

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!