Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sylvia Plath: humanamente mítica



Simples assim!, Complexa demais.  A poeta/escritora estadunidense Sylvia Plath completaria 80 anos não fosse sua trágica morte aos 30 anos. [Sylvia Plath, com todo meu respeito, foi a autora de minha dissertação de mestrado]
Relevantes são as obras que Sylvia deixou, conhecida como poeta, longa é a lista de sua escrita. A bibliografia de Sylvia Plath nos impressiona pelo fato de ter lançado dois livros em vida, The Collossus and Other Poems, (1960) e The Bell Jar, (1963) único romance, pouco antes do trágico fator a ser entendido. Os outros livros foram editados por Ted Hughes, poeta e marido de Sylvia.
A história trágica não era ficção, um romance lançado e a blondgirl, starlet agora, jazia em uma sala fria à espera das especulações que se formariam em torno da pessoa e da obra, mais da pessoa. Era a escrita plathiana a nos rondar. Uma espécie de escritos fantasmagóricos. Em torno das especulações, Sylvia, agora é morta, ganhou um Pulitzer póstumo, fato raro. Não só The Bell Jar, mas todos os escritos de Sylvia passavam, agora, aos mais vendidos, e mesmo que o romance encabeçasse a lista dos mais vendidos por um ano, as feministas tomaram as feridas da escritora transformando-a em um ícone martirizado ao ser retalhada pelos homens, em especial, Ted Hughes. Outra parte dos leitores do casal já declaravam que Ted havia tido sua vida destroçada por uma mulher desequilibrada e teria de suportar o violento ciúme de Sylvia, a americana superficial, que usava batom muito vermelho e o cabelo além de louro. Havia em Sylvia um ser sem nenhum senso de realidade, diziam as idólatras de Hughes, afinal ele também era escritor e havia conquistado seu lugar ao sol, sua fatia da legião de seus adoradores o defendiam e achavam que Sylvia poderia escrever muito bem mas não havia existência, tudo não passava de aparências.
Sylvia tornou-se famosa, assim como era sua ambição em vida, o montante de escritos nos dizem o quanto era determinada, numa disciplina diária  sobre vários temas. Tanto na poesia quanto na narrativa somam-se o esforço e qualidade na escrita, a força moral na recusa de muitos editores e as especulações que faziam sobre sua personalidade: louca, desequilibrada, ciumenta, extremista, histérica, autodestrutiva, isolada. O fato é que Sylvia tinha sua verve literária. O desejo de compartilhar suas experiências, angústias com o público somente os escritores capazes, profissionais, corajosos o fazem, pois sempre há as críticas, sejam as construtivas ou as que denigrem.


Assim que The Bell Jar debutou em janeiro de 1963, o uso do pseudônimo Victoria Lucas fez com que a crítica não associasse o romance à Sylvia Plath. O editor dos textos de Plath nos Estados Unidos não estava muito interessado na história, achava que era demasiado pessoal ou até um estudo de caso e as críticas não foram tão positivas quanto ela esperava. Sylvia achava que seu romance era mais um livro de boas vendas. Não foi bem assim, recebeu boas críticas, embora a maioria das críticas positivas viessem no post-mortem. Tarde demais!, mas assim como ousava  chamar-se, "A Lady Lazarus"  ressurgiu tão nova e tão boa em seus livros para a posteridade. 
Ah!, Sylvia era assim, tão simples!, mítica e humanamente complexa!

"Mesmo sob chamas ferozes pode-se plantar o Lótus Dourado" Bhagavad Gita [Epitáfio de SP]
Sylvia Plath - * 27/10/1932 - 11/02/1963



P.S. Quem quiser saber mais pode assistir ao filme: Sylvia, Paixão além das palavras.

Sandra Puff

12 comentários:

  1. pouco saiba dela, que intensa foi essa mulher...
    interessante sua história, e que passagem rápida ela teve entre nós... mas sua intensidade permaneceu, acho que isso só comprova toda a força de sua vida e trajetória nesse mundo...

    estava com saudades!

    beijinhos e linda semana!

    Su.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Su,
      Realmente a passagem foi rápida, porém ela deixou muito material para publicação, que postumamente foram publicados: Relevantes são as obras que Sylvia deixou, conhecida como poeta, longa é a lista de poemas que construiu, mas a prosa a completaria como escritora, uma vez que seu trabalho não só em versos como em prosa na forma de romance, contos, contos infantis, texto dramático, epistolar e acadêmico, como ensaios e sua dissertação de mestrado.
      Isso tudo soma +- 14 livros, tendo 12 traduções em Língua Portuguesa.
      Abraço,

      Excluir
  2. Querida amiga, já estava com saudades. Espero que tuas férias tenham sido ótimas.Adoro ler teus posts.Com eles aumento meus conhecimentos.Pouco conheço sobre Sylvia Plath, mas seu perfil me fascinou pela complexidade e determinação.Foi uma mulher a frente do seu tempo, por isto tão incompreendida.Vou procurar assistir o filme recomendado e ler suas obras.
    Querida bom retorno e que teus dias sejam ensolarados , produtivos e felizes.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  3. Que bom!
    Com o seu retorno, vem mais uma aula.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Uma mulher que viveu pouco, mas intensamente...

    Feliz com seu retorno, agradeço suas palavras em meu blog e lhe desejo, pelo seu aniversário dia 30/1, felicidades e muita paz.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você voltou, Sandra! Suas postagens fazem falta. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc voltou...estava com saudades.Grata por sua visita e pelas palavras em meu blog.

    SYlvia Plath,mulher fascinante e inovadora,intensa e à frente de seu tempo.Eu a conheci por seu intermédio e admirei a sua força.Obrigada pela indicação,vou ver o filme.
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga, estava com saudades dos seus textos tão interessantes.
    Adorei!
    Bjinhos XD

    ResponderExcluir
  8. Que bom que vc voltouuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    menina lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Meu sapatinho de cristal!
    vc nunca vai mudar seu pezinho!
    Minha linda...me conte por onde andastes por todo esse tempo...estava preoculpada com vc.Desejando suas notícias,pois és muito querida por mim.Fostes uma das minhas primeiras seguidoras,dai nasceu uma amizade muito forte,da qual fiquei dependente de ti.Todos os post que lançava me lembrava de vc.Pois sei o quanto valorizas as coisas que tem essência.E os meus post são trabalhados justamente por isso,para levar amor e carinho para meus seguidores.
    Seu blog é cultural e intelectual,isso sempre será,pois é um dicionário aberto...que sempre irei enaltecer...
    Estou feliz com a sua volta.Seja bem vinda a sua casa que é sua e de todos nós,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Interessante post! Não conhecia a história de Sylvia Plath, e me identifiquei muito, afinal, tb sou escorpiana como ela, temos algumas características em comum, rsrs. bjs

    ResponderExcluir
  10. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets
    I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter
    updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.
    Also visit my blog :: la nautica

    ResponderExcluir
  11. Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Very helpful info specially the last part :) I care for
    such info a lot. I was looking for this certain info
    for a long time. Thank you and good luck.
    My website :: Electronic ballast

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!