Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os 90 Anos da Semana de Arte Moderna


Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna por Di Cavalcanti

Vinte anos após o acontecimento da Semana de Arte Moderna de 22, Mário de Andrade afirmou em uma conferência que, "O Modernismo, no Brasil, foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a Inteligência nacional"1
E foi, não foi?2
Essa ruptura que Andrade cita quebra de vez com a universalização da cultura importada. É certo que os campos das artes culturais e literárias, uma década antes, já se esboçavam a traços finos pelos pré-modernistas, porém ainda permanecia o academicismo e muito apego ao tradicional clássico, diga-se ao Parnasianismo com seus objetivismos puristas, seus mitos greco-romanos, o apreço aos versos regulares ao sabor da forma fixa e métricas decassílabas. O descrever da linguagem formal e rigorosa, ou seja, era o praticar da arte pela arte. Mas, querido leitor, não leia pelo modo de uma crítica isolada minha, são os fatos, ao Parnasianismo, nem ao digníssimo Olavo Bilac3, aliás, eu gosto muito do poema Ouvir Estrelas, “Ora ( direis) ouvir estrelas!Certo/ Perdestes o senso!” E eu vos direi, no entanto,/ Que, para ouvi-las, muita vez desperto/ E abro as janelas, pálido de espanto...”4 Ah!, eu adoro!, mas voltemos à Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, ou seja, há 90 anos, foi o que se pode dizer do antes e depois, um divisor que não provocara mudanças imediatas, pois acontecimentos importantes já se iniciavam antes, mas sim o ápice dessas mudanças que, vista isoladamente, não deu-se muito crédito a ela, nem mesmo os jornais daquela época lhe dedicaram muitas colunas. A Semana era vista como um desejo de liberdade dos artistas e escritores.
E, ao decorrer da história a Semana ganha uma enorme notoriedade, uma vez que fez a junção dos artistas de São Paulo e Rio de Janeiro e estes desmistificaram a cultura brasileira, por assim dizer, abriram as cortinas de várias tendências e renovações que estavam acontecendo no cenário brasileiro, o qual fez outros artistas de cidades variadas que estavam à margem juntarem suas forças, ou seja, toda forma de arte. Foi nesse momento que a Semana de Arte Moderna marca para sempre as páginas da Literatura Brasileira, pois essa junção de vários artistas em diversas modalidades como autores, músicos, arquitetos, os escultores, os grupos de dança conseguem de forma sólida trocar experiências, técnicas e muitas ideias, o que contribuiu de vez para publicarem revistas voltadas à arte em geral, manifestos foram publicados por grande grupo de intelectuais da época, enfim, permitiu-se que a cultura brasileira fosse ampliada a diversos departamentos e, o melhor, nossa cultura ganhou tal força que não ficou apenas na década de 20 e sim permanecesse na atualidade, nada a dever com o que se fazia na Europa. E não só isso, foi o momento decisivo para que nossa cultura atravessasse décadas e permanecesse tão atual quanto ela é hoje.


Sandra Puff


REFERÊNCIAS
1Conferência comemorativa dos 20 anos da Semana de Arte Moderna, 1942.
2Uma referência ao Poema, “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, declamado por Ronald de Carvalho. O público gritava em uma só voz durante a declamação: “Foi, não foi”, o que faz um ritmo de imitação ao barulho do sapo tanoeiro.
3Olavo Bilac sempre fora criticado demasiadamente pelos Modernistas.
4Bilac, Olavo. Poesia. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1957. p.47-8.

19 comentários:

  1. Bom dia,Sandra!!!

    Bem vinda de volta!!!!
    Nossa...90 anos da Semana da arte Moderna!!!Guardo histórias que li quando era bem joven,mas números e datas...que coisa!rsrs
    Lembro que fiquei encantada quando li sobre ela, imaginando um espaço tão cultural, com tantos artistas e escritores reunidos...ah!!!Tantas obras!!!!
    Um marco,que a maioria da população não tem conhecimento...como tantos outros acontecimentos realmente expressivos...
    Só a futilidade e a banalidade ganham destaque...

    **Adoro o poema "Ouvir estrelas" também, até já coloquei no blog!!
    *Minhas aulas começam dia 28 de fevereiro!!!!Só de imaginar me dá um frio na barriga!!!
    Já comprei meu material...rsrsr
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra! Demorou um pouquinho, mas agora você voltou com a corda toda: duas ótimas postagens em seguida. Beijos!
    Ah, eu também acho o beija-flor de Nasca especial. :)

    ResponderExcluir
  3. Que bom te ver,.Sandra e com a corda toda.Lindo post! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Uma ideia inteligente, que ajudou em muito o crescimento da arte no Brasil.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Realmente este foi o início de uma identidade própria e da liberdade de expressão.Foi um processo lento mais um ganho para os intelectuais brasileiros e para a arte brasileira.Parabéns querida por trazer este assunto para o Blog.
    Um forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-voltada, dona sumida! Que bom "ouvir" tua voz nesse burburinho gostoso da blogosfera!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sandra!
    Que bom vê-la de volta à blogosfera!
    E trouxe um assunto importante para ser lembrado e comemorado, afinal tudo mudou no cenário artístico a partir da Semana de Arte Moderna.
    um grande abraço, carioca

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra,
    Que bom que está de volta, e como sempre com ótimos posts!
    Semana passada, acho que domingo, vi na televisão um especial sobre a Semana de Arte de SP. Foi muito bom, e é sempre muito bom falar sobre o assunto.
    Um ótimo retorno,fiquei muito feliz em te ver lá no blog.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Sandrinha, passei para matar saudades e lhe desejar um FELIZ CARNAVAL, com muitas alegrias. Eu vou descansar tds os dias! Beijo imenso!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra, que bom que voltou depois de muitas viagens em carroças ciganas rsss
    A arte em todas as suas formas é sempre cultura, ótimo post
    Beijos e um excelente carnaval pra ti, com muita alegria e harmonia no coração!

    ResponderExcluir
  11. Que bom tê-la de volta!E com a corda toda!E falando dos 90 anos da Semana que foi um marco nas artes e representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.
    Tambëm amo Bilac , seu Ouvir Estrelas me seduziu na juventude e nas tertülias literärias de minha escola,era o mais declamado.

    Seja bem vinda,amiga Sandra.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  12. Oiêeee, Sandrinha! Bem-vinda!
    Que saudades vc deixou!
    Grande e providencial abertura: Arte_ semana de 22__ Tarsila e Oswald,Mário,Anita e muitos vanguardistas que fomentaram a antropofagia brasileira!
    Obrigada pelas lindas e poéticas expressões sobre a vida conjugal.São mesmo composições duais que,com sorte, se valorizam como passar dos anos.
    Como a de Afonso e Marina.Já pensou nos diálogos qe os dois têm? devem ser idílicos.E que frisson deve ter sido ganhar uma rosa vinda de tal cavalheiro, heim?Causos para contar pela vida inteira, menina.
    È muito bom tê-la de volta.
    Òtimos feriados.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Oi minha querida, saudades de você, de sua presença e de seus posts tão culturais.
    Bendita seja esta Semana de Arte Moderna, um marco de libertação das artes e da cultura em geral.
    Beijinhos meus e da Julie para ti e para o Mr. pingo, o fofinho...
    Valéria

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Sandra. Estou tentando postar comentário no seu blog, mas não consigo, pois diz que eu não fui convidada. Não entendi, pois o seu blog sempre foi aberto.
    Estou com saudades de você, e dos seus comentários inteligentes.
    Gostaria muito que você deixasse um comentário sincero em "DAMA MALDITA".
    Obrigada por tudo, e pela sua importância na blogosfera.
    Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
  15. Leve a paz no olhar e um sorriso nos lábios!
    Espere algo bom acontecer!
    Muitas bençãos e vitórias para você .
    Que Deus guie seu caminho hoje e sempre.
    Não se esqueça que ,
    Estou seguindo -te e te amando.
    Um feliz e abençoado Domingo.
    Beijos no coração.
    Evanir...
    Que saudades Amiga!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sandra!!!!!

    Ouvir Estrelas - eu já decorei, nos meus tempos de ginásio, quando a escola pública era de causar inveja à qquer escola particular. Bons tempos, e tbm adoro Olavo Bilac.

    Bom feriado!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Uma semana parece tão pouco, mas são de pequenos passos que construímos grandes coisas. Vamos organizar um momento revolucionário para a literátura!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Sandra
    Importante postagem .
    A semana da arte moderna ou ano de 22 tenho uma referência meio histórica já esquecida e conhecida por poucos. O meu avô um dos primeiros imigrantes japoneses(que também fazia poemas) foi agraciado com uma doação de terra por Washington Luis por ter ajudado a construir a Estrada de Ferro Noroeste. A linha férrea talvez tenha sido um dos principais meio de locomoção para os poetas, escultores e pintores naquela época.Outro imigrante veio logo depois para divulgar e ensinar a prática de haicais,e para tanto viajava somente de trem.

    Sempre gostava de declamar nos meus tempos de estudante:

    Enfunando os papos
    saem da penumbra
    aos pulos, os sapos
    a luz os deslumbra

    Maravilhosa postagem.Parabéns.

    Beijusssss

    ResponderExcluir
  19. oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    eeeeeeeeeeeeee

    Ora ( direis) ouvir estrelas!Certo/ Perdestes o senso!” E eu vos direi, no entanto,/ Que, para ouvi-las, muita vez desperto/ E abro as janelas, pálido de espanto...”




    adoro

    sempre fui apaixonado pelos poetas modernos
    saudade de vir aqui um abraço

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!