Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Natal Luz e Férias em Gramado


Natal Luz

Boas Vindas aos visitantes!
Minha primeira dica de viagem para férias é da Serra Gaúcha. Aproximadamente 500 km ou 6 horas e meia separam Blumenau de Gramado-RS.
Existem rotas diferentes de acesso, como a do litoral pela BR-101, mas como é uma viagem de férias a minha rota preferida é a saída pela BR-470, passando por Pouso Redondo e Lages, em seguida a BR-116 que liga à serra gaúcha. As paisagens são lindas e inesquecíveis.
Entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul localiza-se as cidades de Lages e Vacaria, onde existe um pórtico sinalizando a divisa, ou seja, ideal para belas fotos.
Chegando em Caxias do Sul, na serra gaúcha, há vários quiosques com petiscos de queijos e salames, além de deliciosos sucos de uvas, vinhos e sanduíches. Muitas vinícolas já aparecem na serra também.
As cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela são nossos alvos para ancorarmos e passar as férias nesta viagem.


São cidades lindas, limpas, projetadas e preparadas para o turismo. Muita natureza com organização. Você chega a essas cidades conhecidas pela rota turística, rota das hortências, mas não se sente invadido nem poluído como em uma metrópole. As cidades estão localizadas em meio a muita vegetação, e Canela é o exemplo disso, ou seja, explora o turismo pelo lado de sua esplendorosa natureza.


Todas as cidades estão preparadas com uma estrutura incrível para receber os turistas. Os hotéis são de ótima qualidade, assim como restaurantes e cafés.
Uma dica, se você quer passar as férias de dezembro e janeiro na serra gaúcha, programe-se desde a metade do ano com reservas em hotéis.
Nova Petrópolis possui um comércio rico em vestuário, com bons preços, e também é conhecida pelo seu artesanato. Uma cidade muito agradável e tranquila para compras.
Gramado é o ponto alto do turismo, muito comércio, muitos restaurantes, museus, e seus pontos turísticos, que não são poucos. Posso citar a casa e Fábrica do Papai-Noel, o Mini-Mundo, Alpen Park o Lago Negro, entre outros lugares lindos!


Os Museus do Perfume, de Cera, do Chocolate, do Automóvel, do Piano e também  o Medieval. Uma das grandes atrações é o Cinema de Gramado, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado com a entrega do Kikito, fora as paisagens que parecem de cartão postal.



Canela é a cidade do turismo com natureza, onde o parque da Cascata do Caracol é um lugar imperdível para se visitar. O centro da cidade também é aconchegante e a Catedral de Pedra destaca-se com a beleza de um legítimo ponto turístico.


Outra dica, na rodovia entre Gramado e Canela há uma churrascaria gaúcha que serve costela no fogo de chão, e à noite apresentam um show típico gauchesco, confira. As paisagens de Canela por si só já são o maior ponto turístico da região.
Última dica, não deixem de provar o chocolate e as deliciosas tortas na Casa da Velha Bruxa, no centro de Gramado, assim como não deixar de visitar as várias fábricas de chocolate da região.



Hummm, quem resiste, Capuccino Gelado, Waffles com sorvete?
Abraço,
Giovani Puff

31 comentários:

  1. Oi Sandra,

    Amiga querida idolatrada, salve, salve! Que texto inteligente do Giovani Puff, é a primeira vez que leio algo aqui dele. Muitas informações e dicas excelentes para quem deseja passar férias no Sul. Conheço quase nada do Sul. Fui apenas duas vezes a Porto Alegre com meu marido, mas não conheci muita coisas por lá. Sempre tive muita curiosidade em conhecer Gramado, parece bem aconchegante para passar férias. As fotos são lindas e os detalhes bem valiosos. Obrigada pelas dicas, e parabéns pelo texto Giovani Puff. Sandra, eu fiquei muito feliz pelo carinho das palavras que deixaste no meu post. Você é muito especial, e está aqui guardadinha no lado esquerdo do meu peito. Desculpa a demora em passar aqui, tivemos uma perda muito grande na nossa família domingo, e ficamos todos muitos tristes. Minha tia fez uma redução de estomago, e acabou falecendo devido uma infecção que contraiu na cirurgia. A vida às vezes nós pega de surpresa, e temos que aceitar o que Deus reserva pra nossa caminhada. Desejo uma ótima continuação da semana pra ti. Beijos grandes no coração. Dá uma pitoca no Pingo Bentinho, muito fofo ele.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia de postagem,amigos!!!Me vi passeando por estas cidades de sonho e jardins maravilhosos,parando na CASA DA VELHA BRUXA e saboreando um chocolate quente...
    Belas e preciosas dicas,Giovani...
    Ah,também aprecio e muito um Capuccino Gelado e belos Waffles com sorvete...
    Bjsssss para vc e Sandra,
    Leninha

    ResponderExcluir
  3. Há a alguns anos atrás estive em Nova Petrópolis, Canela e Gramado, são cidades que quem visita se encanta. Ótima dicas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. alguem ai me arrume uma esposa que tambem saiba escrever bem rsrs
    nossa deve ser otima a relação de vcs com esse talento em comum.

    Estava lendo e desconfio que seu amrido escreve para revistas ou jornais não? Meio profissional, nao parece coisa de blogueiro amador, lembra muito textos de revistas que tive que ler para trabalhar noa eroporto

    as fotos são lindas...vcs tiraram?
    O ruim mesmo é nao poder desfrutar de um lkugar assim nessas ferias

    abraços sandra!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga querida!!!

    Parece ser um ótimo lugar para conhecer!!! Amei as fotos e as dicas!!!

    Amiga o blog vai tirar férias, quando voltar te aviso, muito obrigada por tudo!!!

    Bjos e tenha lindas festas de fim de ano!!!

    ResponderExcluir
  6. Com estas fotos deliciosas, o Natal já fica dentro de nós!
    Aqui...lá fora o frio, mas haverá sempre um capuccino!
    Beijinhos, Sandra

    ResponderExcluir
  7. Gramado e a nossa serra aqui é linda mesmo.Pena que lota de muita gente. Gosto apenas no início de dezembro ou depois, fora de férias, pois é demais... Mas vale a pena conhecer( na época certa!)beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. As fotos estão lindas. Já tive a oportunidade de viver este roteiro e foi demais! As cidades são realmente limpas e lindas. O café colonial é coisa de louco! Muito legal. Endosso todas as tuas palavras. Abração.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra!
    Dica maravilhosa! Já fui por duas vezes no período do natal luz e fiquei encantada. fiz todos os passeios a que se tem direito e adorei. Meu sonho é passar o natal ali com toda a família, as crianças vão se encantar.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra,
    A narrativa me remeteu ao passeio que fiz com meu marido pelo Sul há uns anos atrás. Passamos por todos esses lugares, tranquilamente, pois estávamos de carro. Amei Gramado!
    Foi inesquecível!
    Beijos.

    PS: Muita linda a foto adicionada.

    ResponderExcluir
  11. Sandra,
    Voltei para dizer-lhe que o "maridão" escreve muito bem. A narrativa está excelente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra,
    que dicas maravilhosas e imperdíveis vcs destacam para quando se está a passeio por esta região maravilhosa.Vcs acreditam que nas duas vezes que fui à Gramado peguei uma chuvinha fina o dia inteiro e muita neblina que não me permitiu passeios detalhados como esses que vcs sugerem.Conheci a cachoeira do Caracol, mas não entrei em Canela pois já ia ficando tarde pra descer a serra pra POA.
    Acho que não te contei, mas tenho uma filhota candangucha.Mora em POA há 5 anos.Aí,de vez em quando vou passear pelos arredores e adoro muito tudo isso.O Sul me encanta!
    Vou anotar o que ainda não vi e corrigirei esta falha na 1ª oportunidade.

    PS:Fiquei emocionada com tuas palavras no post da BCN.Como o amor fraterno independe de idade, estou honrada em ser tua irmã, compartilhando amor, fé e luz em nossos dias.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe já esteve em Gramado... ^^
    Bjus e Feliz Natal...

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra, ótimas dicas e com certeza quem visitar vai gostar.
    Já te desejo Feliz Natal e Ano Novo,até 2012.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  15. Olá Sandra, adorei as dicas. Maravilhoso este post, que delícia. Gramado é um sonho mesmo.
    Te deixo um beijo XD

    ResponderExcluir
  16. Sandra, que dicas bacanas! Não conheço a Serra Gaúcha ainda, é um passeio planejado há bastante tempo, aguardando umas boas férias. Adorei a integração entre o casal. Parabéns ao Giovani pelo ótimo texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra. Adorei! Senti em gramado essa bela terra gaúcha. òtima dica! O texto é perfeito. Bjos e obrigada sempre pelo carinho!

    ResponderExcluir
  18. Uau, Sandra, que dicas sensacionais!
    Eu conheço bem a linda e querida Gramado e Canela.
    Já visitei duas vezes estas paragens e sempre me encanto com tudo, inclusive o povo de lá.
    Minha vontade era poder passar um Natal hospedada lá com toda família, desde mãe, avó e filho. Deve ser maravilhoso.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  19. Lindo post, conheço o Sul, pois já morei em Florianópolis, amo!
    Fui a Gramado há uns quatro anos, e é bonito demais...assim com tanta beleza descrita pelo maridão, teu Natal vai ser encantador*))
    Demais> o post*.
    Beijinhos e bons dias de dezembro, muita paz e harmonia entre vocês, (*Mery))

    ResponderExcluir
  20. Nossa, Sandra... eu quero ir lá!!!
    Que lindo que deve ser e eu vou sim, um dia, conhecer tudo aquilo. E tomar o capuccino e me lembrar de vc.... rsrsrsrsrs

    Querida, ótimo Natal pra vc tbm!
    Mas acho que antes disso eu volto.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Olá,Sandra!!

    Fui a gramado só uma vez,mas não era no natal!
    É um lugar lindo!!Ótimo para passear!!!
    *Na minha distração não tinha percebido que você também é do sul!!rsrsr
    Adorei Florianópolis!!!As praias são maravilhosas!!!Minha tia morou um tempo em Jaraguá do Sul, então quando fomos visitá-la passeamos pelas praias antes...rsrsr
    Beijos!!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia meu sapatinho de cristal!
    Agora sei pq seu saopato é de princesa,kkkkkk,pq vc mora num reino encantado,e nunca me disse né!
    Que viagem linda e emocionante o Gato de Botas(Giovani)nos levou.
    Eu ainda estou sonhando,passear num lugar desse,onde não precisa nem de dinheiro para sobrevivência,kkkkkkkk.Vou trabalhar dobrado para um dia ir ai só para me deliciar e tirar todas as fotos,vc concorda?
    O Gato de Botas está de parabéns...parece que leva mais jeito para post do que seu sapatinho de cristal,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,brincadeirinha minha menina linda...vc é 10 no seu blog,em cultura e literatura...Eu sempre te aplaudi e de pé...com o sorriso estampado.
    Fico feliz pela parceria do casal...unidos dar mais sabor,ganha mais brilho,e eu fico mais feliz,por ver esse casal em união.Deus abençõe a familia!Asua e a minha tbm.
    bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Oi Sandra, um dia ainda faço essa viagem. Sempre fui encantada com o sul do nosso país. Quando puder farei o passeio sugerido e ainda comerei muito chocolate, que amo de paixão.
    Beijos e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  24. Muito prazer, Giovani. Que dupla vocês! Estive em Gramado há quinze anos, época em que também conheci Blumenau!!! Preciso voltar a essas plagas! Excelentes dicas! Férias encantadoras para vocês.
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Na impossibilidade de excursionar "na real", contento-me com o excelente roteiro "virtual" que vocês me proporcionaram. Obrigado e BOM NATAL.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Sandra. Dicas maravilhosas que você deixou, com muita beleza e informação, o que não falta no seu lindo blog.
    Um beijo grande, e excelente semana. Fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  27. Não é justo!
    Sempre tive vontade de visitar essa linda região... Agora, tenho um oceano a separar-me... :(

    ResponderExcluir
  28. Sou suspeita para falar, pois Gramado fica aqui 'do lado', mas realmente é a melhor dica para esta época com as tantas atrações voltadas para o Natal. Lugar lindo e uma opção segura para férias agora ou no inverno: a região é sempre encantadora!

    Você e seu marido estão de parabéns pelo post, que deixou todo mundo com vontade de pegar o primeiro voo rumo ao sul! Que suas férias sejam perfeitas!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Sandra querida obrigada pelo
    carinho Cantinho Forno e Fogão,
    não me encontrava em SP!
    Minha irmã estava de
    cinco meses,e perdeu o nene,eu
    viajei para o interior para dar uma força,
    por isso da minha ausência.
    Estou triste,tudo muito recente,
    assim que possivel retornarei
    Beijos no core amiga!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sandra...
    Lindas as fotos...Adorei as dicas...Venha conhecer o Denguinho....Ficarei muito feliz com sua visita...
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!