Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os Diários de Sylvia Plath - 1950 - 1962



Já faz um tempo que li Os Diários de Sylvia Plath, até por uma questão de trabalho científico, porém é uma leitura nada científica. Trata-se de um diário escrito por Sylvia desde sua adolescência até tornar-se adulta.
Esses diários foram escritos à caneta, Sylvia tinha uma letra grande e redonda e parecia valorizar essa escrita toda em estilo rococó. Nesses diários, somam-se desenhos, ideias, assuntos para próximos livros, nomes de pessoas que gostava, características de pessoas e todo tipo de assunto que podia lhe passar à mente.
Eram vários diários encadernados separadamente. Com a morte da escritora, o espólio passou ao marido que cuidou de tudo, lançou vários livros de Sylvia, pode-se dizer que Sylvia Plath, a escritora de 2 livros em vida, fez sua imensa obra postumamente deixando tudo organizado.
Para publicar os diários, Ted Hughes, o marido de Sylvia, contou com a ajuda de Karen V. Kukil, com quem eu tive a grata honra de trocar e-mails, sim – ela, me atendeu prontamente para uma espécie de entrevista, algumas perguntas para meu trabalho. Foi muito simpática, afinal ela é uma pessoa muito ocupada e importante do Smith College, de Boston.
Karen V. Kukil em Homenagem para Sylvia Plath
E me contou que, The journals of Sylvia Plath – 1950-19621 foi muito aguardado, lançado em 2000 pela Anchor Books, em Nova Iorque. (Ed. Karen V. Kukil), e que, realmente, Sylvia Plath  manteve esses diários desde os onze anos até seus trinta anos.
Os Diários de Sylvia Plath falam por si. Karen Kukil, a curadora do Smith College de obras raras recebeu autorização dos filhos Frieda e Nicholas que detinham os direitos autorais das obras da mãe, o qual foi passado pelo pai Hughes que ajudou na orientação do projeto até meados de outubro de 1998.
Esse livro foi lançado no Brasil em 2004, intitulado, Os Diários de Sylvia Plath – 1950-1962, 836 páginas, com tradução de Celso Nogueira. O fato é que esses diários revelam e dão acesso às próprias palavras de Sylvia Plath, em que diz:

“— Amo as pessoas. Todas elas. Amo-as, creio, como um colecionador de selos ama sua coleção. Cada história, cada incidente, cada fragmento de conversa é matéria-prima para mim. Meu amor não é impessoal, nem tampouco inteiramente subjetivo. Gostaria de ser qualquer um, aleijado, moribundo, [...], e depois retornar para escrever sobre meus pensamentos, minhas emoções enquanto fui aquela pessoa. Mas não sou onisciente. Tenho de viver a minha vida, ela é a única que terei. E você não pode considerar a própria vida com curiosidade objetiva o tempo todo.”2   


Sandra Puff

REFERÊNCIAS
1 PLATH, Sylvia. Karen V. Kukil (org.). The journals of Sylvia Plath – 1950-1962. New York: Anchor Books, 2000.
2PLATH, Sylvia. Karen V. Kukil (org). Os diários de Sylvia Plath. Op. cit., 2004, p. 21.

28 comentários:

  1. Estou tendo a oportunidade de conhecer um pouco de Sylvia Plath, através deste seu post. Sylvia deve ter sido uma pessoa encantadora. Primava por escrever com uma caligrafia bonita, palavras de um valor inestimável:
    "Amo as pessoas... Gostaria de ser qualquer um..."
    Você, Sandra tem o dom de criar textos com uma força tal, que sempre tocam a minha sensibilidade.
    Estou muito feliz com a sua amizade.
    Tenha um belo fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE AMIGA,
    MAIS UMA VEZ, O SEU TRABALHO MARAVILHOSO,ME ENCANTOU... VC PESQUISA, LER E ESCREVE COM A ALMA!!! PARABÉNS!!!
    Simone de Beauvoir DISSE QUE...
    "Não se pode escrever nada com indiferença."
    ESSE É O SEGREDO DO SUCESSO...
    BEIJOS E FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida belo Post! Fiquei curiosa e encantada para conhecer este diário de da Sylvia Plath. Vou excursionar amanhã pelas Livrarias em busca de um exemplar.Uma pessoa que diz :"Cada história, cada incidente, cada fragmento de conversa é matéria-prima para mim. Meu amor não é impessoal, nem tampouco inteiramente subjetivo" , merece meu aplauso e de todos que gostam de literatura e se atrevem a escrever.
    Parabéns pela pesquisa e pelas informações compartilhadas com as devidas Referências Bibliográficas.Trabalho bem fundamentado de uma excelente Professora!Amei! Querida tenhas dias encantados e iluminados.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, coisa boa conhecer o diário da Silvia, ela até desenhava nele, muito legal.
    Como ela disse: "Cada história, cada incidente, cada fragmento de conversa é matéria-prima para mim" e é mesmo, quanta verdade nisso.
    Estou respondendo aos coments de cada um lá no VSE e quanto a gente aprende compartilhando.
    Precisei fazer mais varais kkkkkkkk mas está indo bem.
    Que bom que te conheci, assim como a tantos outros, como aprendemos em blogs amigos.
    Obrigada por esse post, sempre cultura por aqui.
    Beijos com carinho, Optchá!

    ResponderExcluir
  5. Belo o seu artigo, a sua pesquisa! Possibilidade que nos oferece de novas aprendizagens! Obrigada!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  6. Aprendendo... Não conhecia Sylvia Plath. Obrigada, Sandra, pela riqueza que sempre nos traz.

    Girassóis, muitos, nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra,
    não conhecia a obra de Sylvia Plath, tão pouco esses detalhes maravilhosos sobre as edições pós-morte.

    Adoro Diários, tenho 2 muito cheios que me acompanharam desde a infância até à juventude, passando na problemática adolescência.

    Esse trecho que vc colocou é extraordinário. Friza bem a descentralização egóica. A pessoa tem mesmo de descentralizar-se para conseguir ver as prespectivas alheias.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Sandra.Interessante a sua postagem, o seu trabalho de investigação, e o modo generoso com o qual ela amava as pessoas, e vivia as relações de forma intensa.
    Ela deve ter sido uma pessoa de alma muito generosa e feliz!
    Um beijo grande, e fique com Deus!
    Excelente sábado para você!

    ResponderExcluir
  9. Quem fala de amor,sempre deixa boas sementes!Que bonito o trabalho da escritora Sylvia Plat!Adorei sua biografia!bjs,

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela partilha. Vou um bocadinho mais rica porque confesso a minha ignorância nunca até hoje tinha ouvido falar de Sylvia Plath e a julgar pelo excerto aqui deixado foi uma pessoa admirável.
    Um abraço e um bom Domingo

    ResponderExcluir
  11. sera que acho em algum sebo aqui na cidade
    fiquei curioso!

    fora que esse trecho é sublime né?
    bjãooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Sandra,
    embora já tenha ouvido falar da Sylvia Plath, nunca li nada de sua autoria até hoje.Mas, depois dessa visitinha, saio cheia de curiosidade sobre a autora que nos legou trechos de tamanha sensibilidade como esse que vc nos apresentou.
    Teu blog é celeiro de maravilhas, viu?
    Obrigada por mais este conhecimento.
    Uma linda noite p/vcs,
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. Não conheço a escritora, mas este teu "post" deixou-me no "quero mais". Acabei de ler recentemente "Os Diários Secretos de Agatha Christie" - 478 páginas (Texto Editora) onde John Curran expõe as anotações que a Dama Agatha, a Rainha do Crime, usava para desenvolver a trama e a urdidura de seus contos, romances e peças teatrais - e onde deixou sepultados dois contos inéditos de Hercule Poirot. É fascinante acompanhar o processo de criação desses gigantes da literatura.
    Abraços, amiga.

    ResponderExcluir
  14. que bela mensagem ela nos deixou, um trabalho lindo e que bom que o marido levou a frente tudo que ela deixou tão organizado...

    me encantei, vou procurar mais...

    beijos e um lindo domingo por aí!

    Su.

    ResponderExcluir
  15. Não conheço mais o livro me pareceu ser bom :)
    http://tudoofake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Os Diários de Sylvia deixam uma mensagem muito linda.E aqui deixo a minha mensagem para você!
    Amo uma amizade verdadeira, que me dá prazer,e qdo você vai ao meu blog, suas palavras me deixam Feliz.Seu carinho é imporatanto, como também uma amizade tem que ser regada como as flores da primavera.Eu te gosto muito e obrigada pelo seu carinho.Deixo aqui um abraço e muitas flores com os mais diversos odores.Uma feliz semana,cheia de luz no seu caminhar.

    ResponderExcluir
  17. Sandra,

    Eu não conhecia essa escritora, mas, achei interessante sua história. E que bom que seu esposo e filhos deram prosseguimento ao projeto, ou seja, lançaram sua obra.

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sandra!
    Eu também já tinha ouvido falar desta escritora, mas confesso que nunca a li. Gostei imensamente do seu post em que nos apresenta mais uma grande estrela de nossa literatura e fico feliz em conhecer você que sabe muito de literatura e nos apresenta novidades sensacionais. Valeu!
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sandra! Gostei muito da postagem. Espero que, de vez em quando, você poste mais algum material a respeito da Sylvia Plath. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Flor passando para agradecer a visitinha enquanto estive ausente, mto obrigada pelas palavras doces e por se lembrar de mim, boa semana e que ela seja doce, beijos meus :*

    ResponderExcluir
  21. Sandra,
    Não conheço a autora. Não a dona de tal diário, mas a dona de tal coração,(que são a mesma pessoa...) de tal sentimento, de tal alma, tal grandeza. Li,meditei, parei. Matéria para muitos posts. Muitos!
    Um ser incrivelmente lindo
    Obrigada por dar a conhecer tão magnânimo coração
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Oi minha querida...me desculpe a demora... enfim cheguei...já disse antes e repito, vir aqui é cultura...
    Meus Deus, que livro mais fascinante, não conhecia...que coisa mais linda os escritos e desenhos... bem diferente do caderno que escrevo muitos rascunhos na pressa, quando vou escrever algo rsrsrs.... nem sempre estou com not ligado, então escrevo no caderno mesmo e depois se não colocar óculos, nem eu entendo a minha letra...
    Quanta riqueza ela escreveu com certeza, que palavras mais significativas neste trecho que você colocou, que maravilha gerar livros depois de sua morte.
    Boa semana Sandra...beijinhos meus e da Julie pra você e pro fofinho do Pingo...
    Valéria

    ResponderExcluir
  23. Sandra querida,já ouvi falar,li algo a respeito,mas nada com tanta propriedade como você o fez...vou encomendá-lo ao meu filho,meu provedor no quesito Livros.
    Bjssssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  24. Sandra
    Obrigada por partilhar esse post.
    Você sempre escolhe e apresenta com muita sabedoria os seus textos. Um encanto saber um pouco de Sylvia Plath.É curioso o diário que nos incita a querer saber mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Meu sapatinho de cristal!
    Vc cada dia mais linda...e agora mostrando sua beleza através das fotografias está cada vez mais parecida com uma artista de cinema...amo esse jeito irreverente de falar,contar,ouvir e dizer quando é necessário...vc é tudo que esperavamos no blogosfera,cultura e literatura não falta no seu prato né,aiaiaiaiai,cada sdia vc se revela mais e mais,eu não me surpreendo,pq já te conhecia antes de vc chegar nas minhas mãos,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,é verdade.Por isso que batemos tão bem,kkkkkkk...
    Menina do céu! que postagem enriquecedora sobre
    os Diários de Sylvia Plath,como não conhecia,amei demais essa reportagem com esse texto enriquecedor.Valeu a pena chegar atrazada,só assim me sobrou mais tempo para ler com calma...aplausos minha flor de primavera...

    Ps: Passa lá no cantinho da Chica para ver meu céu que está lá...tão lindo...apaixonante...
    http://ceuepalavras.blogspot.com/
    Céus e palavras (Chica)

    ResponderExcluir
  26. Sandrinha....nao conhecia a Sandra.
    Parabens pelo capricho com que voce nos apresentou a ela.
    Me instigou a vontade de querer saber mais..

    Um beijo..saudades

    ResponderExcluir
  27. Olá, Amigos!
    Que bom que gostaram dessa apresentação sobre os diários de Sylvia Plath.
    Comentários muito expressivos, com certeza trarei novos posts sobre a autora e obras.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  28. rsrsrs ai que gafe..perdoa?
    Sandra Puff? amei saber da Sylvia..eu queia chamar Sylvia..

    bj

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!