Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Essa Sanidade que nos faz Loucos

Um dos últimos manicômios que ainda restava, abrigava dois loucos que, numa remota convivência fora deste local, se amaram um dia...
_ Tu eras louca, louquinha das ideias e ações...
_ É, eu sei disso faz tempo! Tu adoravas repetir isto sempre, lembrar da minha loucura. E você, hein, já caiu em si que vivemos em um manicômio, já parou para pensar que não é visita?
_ Eu sei...tu lembras disso toda hora!
_ Oras...a vida toda era você quem acusava primeiro, veja só, você! Eu lembro daqueles tempos, a tua repetição...que não só eu era doente da cabeça como também do físico, lembra? Fazia questão de dizer que da minha cabeça saiam borboletinhas dançantes.
Os dois juntos, mas sempre solitários dos outros, sentados naquele banquinho de madeira no meio do pobre jardim a observar besouros cuidadosos escondendo-se na terra.
Suas roupas simples. Brancas meio amareladas. Bocas rachadas, secas, chinelos nos pés de ambos. Os cabelos que um dia fora sedosos, hoje secos, sem corte. As mãos entrelaçadas, às vezes um ou outro jogava a cabeça para trás, fechava os olhos e respirava profundamente. De alguma maneira eram livres.
Tudo era tão simples, agora, tão humildes um com o outro. Loucamente eram gestos de amor.
Num cantinho daquele jardim quase sem flor, ele parte o caule de uma florzinha e coloca no cabelo dela, que ri descompromissada. Era tudo o que queria quando sua loucura ainda não era tratada. Mas, claro que o tratamento, aqueles remédios-venenos, agora, mascaravam os desejos loucos. Os dois!, é, os dois agora eram comedidos, ternos, agiam como românticos.
Eles passavam os dias assim: alimentação simples e para o banho água quase fria e sabão [água fria fazia parte do tratamento]. Roupas simples, sempre as mesmas.
Alimentados e asseados dirigiam-se para seus quartinhos sem nenhuma decoração, a não ser o copo de vidro com uma Hortência dentro acompanhada de joaninhas assustadas.
Na cabeceira da cama havia um livro, cada um tinha o seu e sempre que um terminava de ler pedia o do outro emprestado. Sempre as mesmas atitudes e os mesmos livros [mas isso era para que não esquecessem que amavam a leitura]. Ao dormir, cada um pensava no que havia feito naquele dia, [embora que não houvesse muita coisa a fazer, ou sempre as mesmas coisas] e pela manhã contavam um ao outro.
Sonhos, devaneios, pesadelos, delírios, assim é a noite, às vezes calma, outras em eclipse total.[ZZZZzzzzZZZ!!!!*$*!!!!zzzzzzzzzzz]
Novamente no jardim os mesmos gestos, tudo sempre igual...Mas os olhares não! Eram olhos coloridos que não haviam enlouquecido, que não lhe faltavam as lembranças das coisas passadas. Eram olhos que se olhavam e se perdiam dentro de cada um e que ainda enxergavam a beleza da alma.
Era o que restava!


54 comentários:

  1. Querida que lindo! Confesso que fiquei emocionada.Amor e simplicidade se combinam, se completam.Quando a alma sente nem a insanidade é capaz de levar.Escrevestes lindamente!!Minha alma está levando daqui encantamento.Que a tua semana seja de muito amor.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  2. Que belo e criativo conto, Sandra! Provoca-nos reflexões, divagações. No jardim e no quarto das personagens, imagens de besouros cuidadosos, de joaninhas assustadas, pois a pseudo sanidade, enlouqueceu as suas próprias razões. E, agora, nas suas loucuras travessas, finalmente, de certa forma, são livres!! Parabéns!! Boa noite, beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Lindinha..prometo voltar amanhã..meus olhos não querem mais ficarem abertos por hj..rs

    Da uma passdinha lá?
    tem surpresa..bjkas..amanha volto..

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meu sapatinho de cristal!
    acho que essa sanidade,
    que tentei por tantas partes
    esconder de minhas entranhas
    que decepção tamanha
    ver como sou louca em dor...O problema de ser louca,apesar de ser tão solta,a alegria dura pouco
    pra quem deixa de sonhar.KKKKKKKKKKKKK
    texto instigante a sanidade mental,kkkkkkkkkkk
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandra!
    Que bonito seu conto, fiquei aqui pensando em como às vezes um casal de tanto se entenderem, ficarem sempre juntos, até na loucura se ajustam também.
    Muito criativo e interessante seu conto.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  6. Voltei...

    Parabens pelo seu belo conto

    Fiquei imaginando a cena.
    Amor..loucura...cumplicidade, convivencia, sonhos...

    Tudo muito lindo e poetico...

    linda semana a vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi minha querida, que conto emocionante, onde o que mais toca é que apesar de [...], o amor continuou a existir...e isso, creio que seja o que mais importa na vida de cada um de nós.
    Doce semana minha amiga...beijinhos meus e da Julie...
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sandra...
    Que lindo!
    O amor não tem fronteiras, e a liberdade não é estar livre pelas ruas, fazendo o que se quer.
    São duas pessoas livres, felizes e que se amam...
    Que lindo!

    Boa semana pra vc...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Um texto bastante comovente.
    E no meio da suposta insanidade as lembranças, muita reflexão pra começar a semana
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  10. bom dia moça dos sapatinhos vermelhos carregados de paixão...

    paixão pela vida, pela escrita... é assim que sinto aqui: uma paixão forte em palavras, palavras que comovem como esse lindo conto... que vivi aqui, imaginando o jardim, o banquinho, o casal... a loucura perdida em meio a flores e joaninhas...

    lindo lindo lindo...

    Bravo!

    Beijos e lindo dia, espero que sem chuva e que tudo melhore por aí!

    Su.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sandra! Voltei e gostei muito do seu conto. Delicado, tocante, bonito. Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Sandra, que texto mais lindo esse!Tuas palavras emocionam, chegam ao coração. Lindo demais!Triste também pois quando o que resta, de tantas belezas é apenas a da alma(ainda que seja tanta), é triste,né? Linda semana, espero voltando à normalidade por aí! beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Sandra, que lindo esse seu conto! Uma visão delicada. Afinal o que é ser louco? Devaneios a parte, a loucura mostra seu lado cruel o dos sanatórios.
    Puramente romântico, seu conto mostra esse lado totalmente são, onde o amor se faz presente.
    Beijos, querida e ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Esse seu conto é de uma beleza impar, emocionante e com uma ternura que nem a mente adoecida consegue vencer. Lindo!...
    Um abraço.
    Tenha uma bela semana.

    ResponderExcluir
  15. Que inspiração linda para este conto Sandra. Parabéns!

    Bjs querida.


    ps.: Estou acompanhando as notícias, Deus te proteja!

    ResponderExcluir
  16. ...neste lindo canteiro de letras,
    lembrei-me de Macabéa quando diz:

    "E Macabéa, com medo de que
    o silêncio já significasse
    uma ruptura, disse ao
    recém-namorado:
    - Eu gosto tanto de parafuso
    e prego, e o senhor?"

    Clarice Lispector [In A Hora Da Estrela]

    ...Sandra, você é LINDA!

    bjbjbj da Vivi!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sandra!
    Que lindo o conto cheio de inspiração, e uma riqueza em detalhes. Me fez refletir bastante. Bjs grande, e ótimo começo de semana.
    Smareis

    ResponderExcluir
  18. SANDRA QUERIDA,
    DIZER QUE GOSTEI É MUITO POUCO... EU ADOREI!!!
    "Tudo era tão simples, agora, tão humildes um com o outro. Loucamente eram gestos de amor."
    ISSO É MAIS QUE POESIA... É AMOR!!!
    LINDO, LINDO, LINDO E LINDO. PARABÉNS PELA SUA BELA E GRANDIOSA INSPIRAÇÃO.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  19. Tá td bem com vc? Que susto essa enchente ein!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Sandra.Quero primeiramente agradecer o carinho que tens comigo, e o apelido carinhoso de amadinha.Achei fofo.Rsrs!Você parece ser uma pessoa muito dócil e amável.Agradecer nunca é demais, e o farei sempre.
    "SOCIEDADE",foi um poema simples onde apenas relatei o que sinto e vejo, o que todos nós sentimos.Se você acredita que ele deveria estar na primeira página de algum jornal importante(bondade sua), isso ocorre, pois não conhece o blog "INTEGRAÇÃO HISTÓRICA".
    O poeta deste blog,está escrevendo poemas críticos, do jeito que você gosta, e está em evidência "S.O.S SOMÁLIA. Eu fiquei absurdamente feliz com o que li, e creio que você também gostará.Te escrevo tudo isso, pois realmente o blog é excelente, e partilhar o talento de outra pessoa, divulgar, melhor ainda.
    O poema dele caberia num jornal inteiro, por trabalho de pesquisa e conscientização própria com tanta sabedoria.
    Eu acredito que devemos divulgar o que é bom, respeitando o trabalho de cada um.Brinquei com ele dizendo que não iria mais escrever, e levei uma bronca.Rrsrsrs!Ele CURSA Letras- Português/Italiano na Uff, mas sei lá, ele tem uma veia crítica imensa e ama Ciências Sociais.Quem sabe você sabiamente, avalie o caso dele, e diga-me se estou enganada ou não!
    Desculpe se por acaso aborreci você, mas sempre quando vejo os poemas dele assim,eu lembro de você, e sinto a necessidade de te passar especialmente.Já falei dele para outras pessoas, mas você é diferente, pois vibram na mesma sintonia!
    Quanto ao que escreveu, simplesmente é um texto belíssimo, que me chamou bastante atenção no final,onde os olhares não haviam mudado, que a beleza da alma continuava sã, viva e muito real.
    O que seríamos se não tivéssemos olhos assim?
    Um olhar puro, tenro, que ama, se entrega, que em meio à tantas coisa ruins, não perde jamais o seu eixo, a sua essência.
    Amei, de verdade, até mesmo, pois defendo que tudo tem de ser feito com a pureza da alma, de um olhar que acalenta o coração, sem sequer dizer uma palavra que seja!
    Um beijo grande, fique com Deus, e tudo de bom!
    Mais uma vez, obrigada por estar sempre presente no meu singelo espaço!

    ResponderExcluir
  21. Sandra,

    Encanto, encantamento, lindo! Conto mais terno e amoroso! Emocionante! Parabéns!

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Bonito, enternecedor, triste, como triste é o caminho da loucura...

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do conto. De médico e de louco, todos nós temos um pouco e não é preciso ir ao um manicómio para ver os loucos já que a loucura pula à nossa volta e às vezes até dentro de nós mesmos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  24. QUERIDA
    QUE LINDO TEXTO MUITO EMOCIONANTE. MESMO COM TODA ESTA LOUCURA AINDA EXISTE AMOR.Ótima Noite...
    Excelente Semana pra você
    Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  25. Lindo conto, adorei ler!!
    Bjinhoss amiga ;)

    ResponderExcluir
  26. Obrigada amiga pela sua visita e comentário. Espero que tudo se resolva aí em sua cidade. Não é fácil não!!

    Um grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  27. Olá, Sandra. Passando por aqui para agradecer o carinho da sua visita. Muito obrigada pelo seu gentil comentário amiga. Muito me alegra o carinho da sua visita! Lindo seu texto! Bjos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  28. Oi Sandra!
    Que lindo conto!
    Na loucura da vida conseguimos o conforto no amor, na cumplicidade que nos faz sentir aceitos em nossas loucuras, nossos desatinos.
    Beijinhos e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  29. adoro a sua visitinha flor, super amo volte sempre viu ;*
    Tenha uma ótima terça-feira =*
    Beijos !

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo e significativo seu conto. Não há loucura no amor. Não há loucura nos olhos que guardam afeto e acalentam sonhos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Amiga linda! Vim por aqui visitar o seu delicado e belíssimo blog...E a palavra certa é: ENCANTO! Assim, lendo esse conto encantado destaco coisas boas do cotidiano
    "Fazia questão de dizer que da minha cabeça saiam borboletinhas dançantes."...
    Adorei! Tudo de bom sempre e desejo paz, bons momentos para as pessoas em Blumenau.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  32. Que texto mais lindo e criativo amiga.. emocionei-me.
    Uma semana maravilhosa pra vc querida, com muitos sorrisos brotando dos lábios e uma paz enorme no coracao!
    Deixo sorrisos. :)

    ResponderExcluir
  33. existe uma linha tênue entre a sanidade e a loucura...

    ResponderExcluir
  34. Oi meu nome é sonha gleide,vim conhecer seu bloguito e gostei muito do seu conto muito lindo,e já estou te seguindo,te convido a conhecer meu cantinho,se puder me seguir tbm será muito bem vinda,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá,Sandra!!

    Que conto mais emocionante!!!Tão lindo!
    Tuas palavras entram no coração, e nos prende à leitura!
    Só o amor para dar sentido em nossas vidas!!!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  36. Oi Sandra,
    peço desculpa de não ter vindo antes, conhecer seu espaço. Só hoje é que me apercebi de seu comentário lá no PublicarParaPartilhar.

    Sou super fã do filme de OZ e de toda a simbologia inerente, universos paralelos e etc e tal :)

    Vou passear-me pelo seu "sapatinhos da dorothy" para conhecer melhor.
    Desejo-lhe um ótimo dia.
    Beijos além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  37. Muito lindo :)
    Seguindo me segue também?
    www.tudoofake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandra!!!

    Tudo bem???

    Que lindo esse texto, o amor é tão simples, a gente que é complicada!!!

    Perfeito, eu amei ler, quero mais, rsrs!!!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  39. Minha querida

    Um conto muito cheio de ternura...o amor por vezes procura é uma insanidade muito sã.

    Deixando um beijinho e agradecendo o teu carinho no meu cantinho, é um gosto ver-te lá.

    Rosa

    ResponderExcluir
  40. Que relação linda, mesmo entre devaneios o amor consegue demosntrar toda a sua intensidade através de um olhar.....lindo!!!!
    grande abraço amiga.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, Sandra!
    Restava-lhes o amor que sempre os uniu, e creio que isso lhes bastava para serem felizes.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  42. Agradeço de coração sua visita no meu aniversário
    Eu ñao tive condições de avisar ninguem
    e na verdade não queria festinha no meu blog.
    Foi lindo devo ter avisado uma 6 pessoas
    me encantei com todo carinho que recebi.
    Com nova postagem a sua esperaleia as mudanças
    na postagem .
    Linda semana bjs.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  43. Olá, querida,
    Que conto mais lindo e rico em detalhes!
    Emocionei-me diante deste amor que se faz presente
    mesmo num estado de dita loucura.
    Maravilhoso!
    Parabéns!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  44. Olá Sandra, adorei seu conto ou história, achei um encanto essa feliz simplicidade. Mas no fundo mesmo o que contava nessa loucura toda era o amor que eles tinham um pelo outro, e, durou até ao fim dos seus dias.
    Feliz daquele que é louco por um amor assim, beijinhos de luz e muita paz em sua vida...

    ResponderExcluir
  45. Olá, Amigos,
    Quero mais uma vez agradecer todos que passaram aqui, leram, gostaram e deixaram suas impressões.
    Grata,
    Abraços,

    ResponderExcluir
  46. Só agora cheguei, Sandra! :)
    Adorei este conto, cheio de ternura, que nos imprime o coração de uma grande esperança.

    Diz-se que os olhos são o espelho da alma.E isto transparece nesta história tão linda.

    Beijos

    OLinda

    ResponderExcluir
  47. Insano ou não, um colóquio de muita pureza e cheio de detalhes.O Jardim, os besouros,a flor de hortênsia no quarto recém-colhida com as joaninhas,
    quase tudo igual no dia seguinte, mas a ternura permanece.
    Lindo, Sandra
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Oi, Sandra!

    Um belo conto. Gostei dos detalhes, da ternura e da simplicidade permeadas, e da busca do brilho da vida, apesar da loucura. Parabéns!

    Um abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  49. Olá Sandra,
    que lindo seu conto...melancolico...
    tenho pra mim que em toda estoria de amor, quando a tal da paixão se esgota sobra esse carinho repetitivo, igual todo dia, a ternura...o estar juntos sem palavras...
    Adorei o ambiente que você criou, eu vi as joaninha nas hortencias e achei encantador!
    Parabens!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  50. Oi Sandra, que belo conto!
    Fui lendo e viajando nas imagens e na imaginação.
    Adorei a viagem. Muito emocionante.
    Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Olá Sandra,
    Uma sentida história de amor.
    E ainda é tão bom que o coração guarde as memórias que já estão bem no fundo do baú do inconsciente. Porque nem todos guadam com saudade os pequenos grandes nadas da vida,
    Almas iluminadas!
    Bji

    ResponderExcluir
  52. Sandra, grande texto!
    Vou continuar procurando outras preciosidades, mas leva tempo, porque o teu blog contem tesouros.
    Pelo perfil, verifico que muitos pontos temos em comum ( que mais tarde esclareceremos...)
    Vou ser seguidora, já e, sinceramente, espero que me visite e se instale também.
    Beijo,
    Nina

    ResponderExcluir
  53. Ola Sandra,
    Eu não havia percebido este seu novo post.
    Você também escreve de uma maneira muito agradável. Gostei muito de ler e pensei o quanto me faria mal se um dia isto pudesse acontecer comigo. Me faria mal porque amo a vida e desejo mais que tudo ter até o fim de minha vida a cabeça lucida, conseguir relembrar o que vivi, conseguir ensinar o que sei e isto requer muita lucidez. eu gosto da solidão, mas nao gostaria de e sentir em uma prisão. A solidão para mim não é estar trancada em um quarto ou apenas um jardim, ela teria que ter a estrada, a natureza diferente em toda parte que vou, tem que ter milhões de pessoas a passar perto de mim e um lápis e caderno para escrever e a mente atenta a tudo, rsrsrs

    Eu vou visitar sim a pessoa que me indicou. Eu a vejo sempre em um blog que visito muito e sempre que leio os recados dela a vejo uma pessoa muito carinhosa. A homenagem feita para você eu ainda não vi mas deve ser especial pelo seu modo de ser ao falar com amigos.

    Eu vou esperar sim a sua leitura do capitulo 2 pois a sua opinião para mim sera sempre importante.
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  54. Sandra, quando ganho uma seguidora como tu, adivinho grande futuro.
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada!, Seu comentário sempre é importante!