Atravessou a rua e nada mais poderia ser feito. Era a hora de sua internação no pequeno hospital psiquiátrico da grande cidade. Na bolsa miúda muita confusão de papéis, mas teria que achar os principais, aqueles que lhe dariam o direito de assistência à saúde pública. Achou o cartão contendo a autorização para a internação.
Ria sozinha, era tão inteligente, havia estudado, praticamente, a vida inteira, não fosse as interrupções forçadas para descanso no velho e conhecido hospital. Foram três vezes. Aos 16...21...25...ela estava com 28 anos e ainda não casara, aliás, quase casou. Um médico, oftalmologista, bem apresentável. Um tanto tímido, mas compreensível até o dia do terceiro internamento. Ele não podia entender, que por fora e por dentro sua noiva parecia tão sadia, mas alguma coisinha nas sinapses de seu cérebro disparava as conexões entre ser e estar saudável na medida que um médico de verdade gosta. Ela não era verdadeiramente a humana perfeita como queria ele. Abandonou-a. Fosse o que fosse é perfeitamente normal que um médico queira que seus semelhantes alcancem certo grau de perfeição, assim pensam alguns.
Mas, assim como as ondas da praia que vem e vão, o destino lhe colocara uma lua forte que mexia com a força das marés, então a onda vinha. Simplesmente vinha e com ela trazia o desequilíbrio tão indesejado.
Mesmo abandonada, tratada, civilizada ela continuava a guardar na caixa o vestido perfeito para o casamento que talvez nunca viesse a acontecer. Era assim, branco gelo, corte reto, miçangas eram as pétalas de bordados em flor junto de um miolo pérola. Forro de cetim perolado e por cima uma fina e translúcida camada de tule cristal. Nunca sairia da moda, o romantismo nunca sai de moda, pensava ela.
O vestido assim dobrado na caixa fazia parecer uma cauda de peixe com suas escamas cintilantes que iriam amarrotando-se e rachando com o tempo. Mas a onda estava chegando com força total e talvez alcançasse um pedaço da areia onde antes nunca havia chegado. Gostaria ela de ser mesmo um peixe e desaparecer na tormenta. Seria a glória da loucura!, mas não, - não, pensava ela. O mar tem seus momentos calmos e lúdicos, daria um tempo e, de certa forma, a deixaria em paz.
Ao menos naquele dia.
Sandra Puff
Lindo e profundo texto...As alternâncias dos momentos, das ondas da vida...beijos,ótima semana,chica
ResponderExcluirOi amiga!!!
ResponderExcluirTudo bem Sandra???
Que texto maravilhoso, eu quero mais, rsrs!!!
Bjinhos e tenha uma linda semana!!!
Querida Sandra! Maravilhoso o seu texto,cheio de suspense,o vestido de noiva guardado,esperando um dia a casar-se,e o mar tem seus altos e baixos,marés que vão o mais alto que puder,e nos dias mais calmos o mar aquieta-se em função das fases da lua.
ResponderExcluirPara vc
»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«
Estou aqui para dizer,como sua
amizade é importante,e tb dizer-te
que todos os dias mesmo distante,
eu penso em você,que sua caminhada
na estrada da vida,brilhe com a luz divina,
mesmo que não haja sol,você sempre terá
o brilho no seu olhar.Obrigada pela sua amizade,
obrigada por estar na minha página compartilhando
suas palavras que me deixa feliz.Obrigada por você
existir.Beijokas no seu coração e uma Feliz Semana.Nati
»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«»♥»♥«๑۩۞۩๑»♥»♥«»♥»♥«๑۩۞۩๑»
Gostei da foto nova!!!! Ficou ótima.
ResponderExcluirSabe, eu conheço um homem assim como esse médico aí. Quer encontrar uma pessoa perfeita, quando a perfeita talvez esteja tão perto dele que não consegue enxergar... É uma pena!!!
Beijos, Sandra!!!!
lindooooooooooooo
ResponderExcluirMesmo abandonada, tratada, civilizada ela continuava a guardar na caixa o vestido perfeito para o casamento que talvez nunca viesse a acontecer.
meu texto é real...seco
queria escrever assim as vezes
simplesmente demais viu....
pensei no filme
a ilha do medo
Que a Paz e o Amor estejam
ResponderExcluirsempre presente em sua vida Sinta o que você diz.
Com carinho diz o que você pensa.
Com esperança pense no que você faz
para ser feliz e fazer as pessoas a sua volta feliz.
com fé faça o que você deve fazer
com esse carinho que tem no seu coração.
Eu ganho força,coragem e confiança.
E me sinto bem Através de cada mensagem
que VOCÊ deixa no meu blog.
Continue me abençoando com seu carinho
Com muito amor agradecerei cada uma delas.
Hoje tem aniversário do filho de uma amiga poetisa.
venha parabeniza-lo .
A união é tão gostoso não é mesmo?
Uma semana linda encantada e acima de tudo abençoada.
Beijos no coração.
Evanir.
Na próxima postagem vou falar como anda minha vida.
Conto contigo e conte comigo
Muito legal Sandra, sabe que eu muitas vezes também tenho vontade de sumir nas ondas do mar, virar sereia, seria ótimo rsss
ResponderExcluirBeijos e uma semana abençoada pra ti!
Oi Sandra!
ResponderExcluirGosto muito dessa capacidade que alguns escritores têm em especial de brincar com a nossa imaginação... Aqui, sentimo-nos ir e vir, como a onda do mar, acompanhando o pensamento que oscila da protagonista. A fronteira entre o equilíbrio e a loucura, entre o ser humana e o ser peixe, quase se perde - e acompanhamos tudo como se estivéssemos ali, invisíveis, mas em cena.
Parabéns, belo conto!
É de sonhos se leva a vida.Lindo teu texto.O coração humano em qualquer circunstância, ainda há de ser feliz dentro de seu mundinho próprio e sonhador.Esta é a beleza da vida.Cada um faz sua própria felicidade.Amei! Deste-me asas para voar.
ResponderExcluirAh! tua foto do perfil está muito bonita.Brilhas!!
Bjs no coração
Lindo demais o texto!
ResponderExcluirBjinhoss amiga xD
Sandra querida,lindo o seu conto e bela a foto da sereia...misteriosos são os caminhos da mente humana,e,como as marés,oscilam entre a razão e a não razão,entre a lucidez e a loucura.
ResponderExcluirBjssss e um carinho,
Leninha
Sandra
ResponderExcluirAmei o texto
Ainda bem que ela espera o vai-e-vem da maré.A vida para ela se resume na espera de um dia usar o vestido guardado, talvez?
Linda primavera.
Bjs
A alma feminina, essa incompreendida,por força das marés que alternam os líquidos da vida assustando os conformadores, apressados em rotular o que não são capazes de entender.E ela, perseverante guarda seus sonhos mais caros em carinhos escondidos aos olhos insensíveis do mundo, vivendo um dia de cada vez.
ResponderExcluirDeliciosa espiada nessa alma encantada, Sandra.
Lindo!
Bjos,
Calu
Talvez... seus olhos iluminassem-na para na loucura "subjetiva" esconder a trama diabólica de se tornar uma "parceira perfeita"... a sereia encantadora... para aquele "médico" que se acha "dono de vidas" e que pode plasmá-las da forma como bem lhe aprouver... O mar refeltiu-lhe todo seu poder de lucidez!
ResponderExcluirBelíssimo conto! Sugestivo para certas atitudes a serem tomadas!
[ ] Célia.
Oi, Sandra. Belo texto! A vida é feita de sonhos. Sempre buscamos algo para nos reafirmar, ser feliz. Bela forma de se expressar, adorei. Bjos e linda semana com flores pra vc!
ResponderExcluirO blog tá cada dia mais lindooooooooooooooo
ResponderExcluirLindíssima imagem ameei ;*
ResponderExcluirbeijos!
A sua presença no dia do meu aniversário foi super especial e importante para mim, mt obrigada pelos parabéns de coração ameei (L)
ResponderExcluirTenha uma ótima semana para você ;*
Beijos!
Oi, Sandra.
ResponderExcluirLindo esse conto.
O mar é mesmo um mundo espetacular.
Uma ótima semana para você.
Bjos.
O ser humano é incrível! Temos o dom do pensamento...que muito nos auxilia, mas as vezes nos destrói. Felizes dos que buscam ajuda, tratamento e têm o apoio das pessoas ao seu lado. Ainda bem que você esta do meu, e eu sempre estarei do seu...
ResponderExcluirte amo. Giovani
oi Sandra!
ResponderExcluirAdorei o texto.:)
Como se diz na minha terra: "De tolos e loucos todos temos um pouco!"
Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha
Olá Sandra
ResponderExcluirAdorei o novo visual, da foto de perfil.
Caso ainda não tenha feito a sua inscrição, venha participar do SORTEIO DAS PARCERIAS. Os premios: 1 Joia da designer ELIANA COLOGNESE e 1 camisa de COSTUREIRA MADAME
Bjoooooooo.................
www.amigadamoda1.com
Olá, Sandra
ResponderExcluirGostei do novo look!
O seu texto é incrível, muito belo!Trata da nossa condição humana, do equilíbrio e desequilíbrio dos nossos pensamentos, da nossa maneira de ser e do nosso relacionamento uns com os outros.
Termina de uma forma inesperada e o suspense continua...
Bjo
Olinda
Querida Sandra essas amoras,eu trouxe
ResponderExcluirdo sitio onde mora minha irmã,onde estive
no final de semana,ai fiz a torta,pode
ser utilizado o morango,fica uma delicia também!
Bjss no core e linda tarde!Obrigada
Parabéns belo texto,e linda imagem postada,
gostei muito!!!Toca profundamente,vamos refletir!
Oi Sandra!!!
ResponderExcluirTudo bem querida!!!
Você ficou linda na foto nova do perfil, parabéns!!!
Bjinhos e boa tarde!!!
Seu conto, mostra um ser humano fragilizado pela doença, mas ao mesmo tempo forte para enfrentar com tranquilidade toda esta situação. Lindo e human...
ResponderExcluirParabéns pela beleza do texto.
Beijos.
Que linda história. Acho tao linda essa tua maneira de escrever e deixar a imaginacao fluir...Ótima semana. Sorrisos e sol-risos!
ResponderExcluirO beijo! :*
Oi, Sandra! Você viu que vão leiloar os sapatinhos da Dorothy? Encontrei a notícia na rede e lembrei de você.
ResponderExcluirAgora vamos ao mais importante: seu texto. Ele me comoveu, sabe?. É uma pena que ainda haja tanto preconceito e ignorância quanto às doenças mentais. Mas acredito que textos carinhosos como o seu indicam que a situação, embora lentamente, esteja mudando para melhor.
Beijos!
Oi querida... muito legal seu texto... mesmo na relativa loucura sempre há um traço de lucidez e de esperança.
ResponderExcluirMinha amiga, tenha um linda noite...beijinhos meus e da Julie para você e para o fofinho do Mr. Pingo...ficou ótima a foto nova...
Valéria
Sandra, amiga, adorei o seu conto! Você escreve muito bem e tem uma narrativa que prende o leitor. Gostei bastante da forma como conduziu a questão da sanidade da personagem, de uma maneira suave e ao mesmo tempo romântica, sem mostrar o lado obscuro da loucura.
ResponderExcluirAdorei a foto do perfil, ficou linda!
beijocas!!
Bom alvorecer !
ResponderExcluirDepois que o bicho(vírus) se instalou no meu blog,me fechei e só hj que estou abrindo com uma postagem linda e emocionante.
Te convido a ir lá,depois passarei por aqui para fazer meu comentário...Tenha um dia fenomenal e de muita luz...
Grata pela amizade...Particularmente estava com saudades de viajar nesse universo,junto com vcs...por amar demais(sonhadora)todos.
Bjs para aquecer teu dia!
Olá, Sandra, que prazer ler um texto com essa qualidade da boa escrita. Adorei!! Dentre as caracteristicas do universo feminino destaco o perfil da personagem diante da loucura, do caos interior, dos sonhos guardados e aguardados procurando se harmonizar com o tempo e a espera.Parabéns!! Beijos, Vilma Piva
ResponderExcluirOlá Sandra, os seus textos são sempre bem concebidos tem sempre algo que podemos aprender com eles, adorei a sua foto nova tem um ar mais leve e fresco.
ResponderExcluirtenho no lamentos dois selinhos de comemoração das 40.000 visitas acho que também você faz parte delas se quiser pode levar eles estão ali para quem quiser mas se não quiser eu também vou entender pois há pessoas que não gostam de carregar os blogues, esteja há vontade, beijinhos de luz e muita paz em sua vida...
Que as ondas da vida nos permitam sempre..sermos felizes.
ResponderExcluirGrande abraço Sandra, estava com saudades daqui. beijos.....
O Blog está com dois sorteio de Joias. Não perca.
Eu agradeço sua visita
ResponderExcluirA vida sempre une as pessoas no momento certo.
Que eu seja digna da sua amizade.
Nos momentos de aflição dividirmos nossas dores e pensamento
Que seu sonho e os meu sonhos seja abençoado por Deus.
Com nossa amizade e união possamos alcançar as estrelas.
De mãos dadas não terei medo da estrada a ser percorrida.
A minha fé iluminara nossos caminhos ,
E assim juntos seguirmos até onde existir vida.
Uma noite abençoada .
Deus abençoe seu carinho.
Bjs no coração.
Evanir
Conto lindo! Fragilidade consciente e forte! Sou sua fã, amo o que escreve.
ResponderExcluirGirassóis no seu dia e Beijos.
Linda do meu coração!
ResponderExcluirEstou em falta com vc,mas te tenho no coração isso já te conforta que sei...guarda meu espaço que ainda venho fazer meus comentários.Estou atrazada com todos por conta ainda daquele bicho feio(vírus)
E hj que estava pensando que ia regularizar todos,não posso pois estou no blog da ISA...irei passar o dia por lá,me visita,ok!
momentosmeus.blogspot.com
Olá Sandra,
ResponderExcluirVocê ficou muito bem na nova foto de perfil.
Gostei muito do seu conto. Muito bem elaborado e
interessante.
É incrível como as pessoas, mesmo que numa loucura relativa, ainda conservam em si sonhos e esperanças.
Beijos.
Sandra querida,boa tarde!!!
ResponderExcluirQuero agradecer,de coração,o seu carinhoso comentário lá no blog...vou tentar substituir aqueles momentos por outros,um café no centro e "um chopp prá distrair"(música de um amigo muito querido,Paulo Diniz):
Ela passou,
jogando um sorriso
no chão
Deu um banho
de beleza
em meus olhos...
E foi isto que você fez:deu um banho de beleza,com sua presença em meu blog.
Bjssssss,
Leninha
Boa tarde Sandra!
ResponderExcluirBelo texto que nos convida a profundas reflexões: As relações humanas, o limiar da sanidade, a esperança, o sonho...
Um grande abraço e parabéns pelo Blog.
Querida Amiga
ResponderExcluirAbraço amigo de muito boa tarde!
Hoje vim agradecer a sua carinhosa presença lá no meu cantinho através de seus carinhosos comentários!
Pois;
Amizade é um laço fraterno que vai se conquistando pouco a pouco.
Amizade é um elo de Amor que vai se fortalecendo dia apôs dia.
Amizade requer uma sabedoria toda própria, para que ela cresça e amadureça.
Amizade é um sentimento de Amor que é perseverante nela mesma.
O que seria de nós sem este elo de Amor!
A amizade
Abraço amigo
Maria Alice
Sandra minha flor...já tinha vindo aqui te visitar com meu outro perfil, mas voltei, depois de ler seu comentário na Isa...adorei...te admiro ainda mais do que eu já te admirava...pode ter certeza que você é uma pessoa cheia de simpatia, carisma, é atenciosa com todos com quem interage, eu sempre vejo seus comentários em vários amigos e tenho certeza que muitos perdem quando não sabem dar valor em pessoas como vários amigos que temos e como você.
ResponderExcluirFique na paz, continue sendo esta pessoa que você é...beijinhos e boa noite pra você e pro lindinho do Pingo...
Valéria
Excelente texto Sandra. Fiquei presa a ele da primeira à última linha.
ResponderExcluirUm abraço
Minha querida
ResponderExcluirUm texto lindo...o ser humano vive sempre entre a sanidade e a loucura...apenas um ténue fio, que talvez seja o sonho.
Adorei e deixo um beijinho com carinho
Sonhadora
Boa noite meu sapatinho de cristal!
ResponderExcluirSeu conto é instigante,sentimos desejo da leitura,e vamos sendo levados pelas frases que nos convida a penetrar no enredo...fantástico...
Sabia que tenho uma prima que viveu uma história identica a essa.Por isso que me aprofundei na leitura com tanta intencidade...
Minha querida vc é tão especial,de tanto brilho,que fica jogando brilho nas pessoas;eu sou exemplo,fico pensando que sou tudo aquilo,mas logo caio na real,kkkkkkkkkkkkkk
Sandra querida, eu não podia deixar de vir agradecer seu comentário, adorei e morri de rir com os termos que usou, até te respondi lá rsss
ResponderExcluirAhh e sei de alguns que falou nos exemplos, adorei também a resposta que deu pra pessoa...e vamos em frente...
Bom fim de semana pra ti amiga!
Bom dia,Sandra!!
ResponderExcluirComo tem pessoas assim...que buscam a perfeição no outro,e quem não se encaixa é abandonada!!
Mas será que tais pessoas são perfeitas?
Que triste.
Adorei sei conto, prende, instiga!Tens os ingredientes perfeitos!!
A imagem da serei dá um encanto extra!!
Beijos pra ti!
Bom final de semana!
**Obrigada por te me avisado, do vírus...ainda bem que no fim não era nada...que susto!rsrsr
Quero agradecer a todos que deixaram seus comentários gentis, que gostaram do conto, que sugestionaram junto com o mesmo, particularmente, este é um dos meus contos preferidos.
ResponderExcluirAbraços,
ILY, Giovani...rs